Documento final da CONAE segue para o Congresso; entenda seus principais pontos

Artigo produzido por Redação de Geledés

No texto, racismo, homofobia, intolerância religiosa, misoginia, xenofobia e capacitismo na comunidade escolar são identificados como problemas a serem enfrentados

Para quem não é da Educação ou não acompanha de perto esta aérea, é preciso entender alguns pontos importantes do documento final aprovado durante a Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada entre os dias 28 e 30 de janeiro, em Brasília, e que vão guiar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

O documento final da CONAE passará agora pelo crivo do Congresso. Em 24 de junho de 2024 termina o prazo do PNE vigente, daí a emergência de aprovação da nova proposta, uma vez que o novo PNE deverá vigorar a partir de janeiro de 2025.

Na conferência, foram sete plenárias para a formulação do documento, com avaliação das 8.651 emendas enviadas por Estados e municípios. Com o intuito de aprofundar as temáticas dos eixos “Ações intersetoriais e colaboração federativa”; “Acesso, permanência e conclusão nas etapas e modalidades da educação”; “Direitos humanos, inclusão e diversidade”; “Gestão democrática, avaliação e qualidade da educação”; “Formação e valorização dos/as profissionais da educação”; “Financiamento da educação pública e “Justiça social, e desenvolvimento socioambiental” foram promovidos 34 colóquios, com a participação de 1.500 delegados, além de organizações e entidades da sociedade civil, como Geledés, tendo como representante do instituto a coordenadora da área de Educação, Suelaine Carneiro.

Entre as principais conclusões do documento estão investimento de 10% do PIB em Educação; a revogação do Novo Ensino Médio a ser substituído pelo novo modelo que tramita no Congresso (PL 2601/2023 e PL 5230/2023); revogação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e substituição por um novo projeto curricular a ser construído; revogação da Base Nacional Curricular Formação, que aborda a formação de professores, sendo substituída pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para as licenciaturas.

No eixo VI – Financiamento Público da Educação Público, foi reafirmada a importância de mais investimentos na educação pública, com a indicação de 10% do PIB em educação, e do  Custo Aluno Qualidade (CAQ) para o alcance de uma educação de qualidade, acrescido de  fatores que considerem a desigualdade socioeconômica brasileira e a dívida histórica com a população negra e indígena em todas as etapas e modalidades, considerando a heterogeneidade territorial do país e as desigualdades regionais e intrarregionais existentes, como é o caso da Região Amazônica que exige custos mais elevados para a implementação das atividades desenvolvidas nas instituições educativas.

 Já no eixo sobre Direitos Humanos, Equidade Inclusão e Diversidade, ficou determinada como meta a necessidade de se “combater o racismo e promover a igualdade racial de modo estruturante e transversal e enfrentar a insegurança alimentar e a pobreza, retirando o Brasil do mapa da fome e beneficiando as pessoas em condição de vulnerabilidade social”.

Ainda no mesmo eixo, o documento aponta como consequências das desigualdades diferentes formas de violência contra grande parte da população, dentre elas a “dizimação dos povos indígenas, morte e encarceramento da juventude negra e periférica, a violência contra as mulheres, sobretudo as negras, contra pessoas com deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação, a violência e morte das pessoas LGBTQIAPN+, trabalho infantil, dentre outras formas de desumanização, negação e violação de direitos como capacitismo, etarismo, machismo e racismo”.

O racismo, a homofobia, a intolerância religiosa, a misoginia, a xenofobia e o capacitismo na comunidade escolar são identificados como problemas a serem enfrentados. Segundo o documento, no ambiente escolar e fora dele há censura, perseguição, ameaça ao trabalho docente e casos de violência cultural, contra os povos indígenas, quilombolas e do campo, decorrente de conflitos territoriais.

Como já colocado anteriormente, Geledés reconhece a importância da retomada da concepção de educação como um direito humano, que garanta a justiça social e o desenvolvimento socioambiental sustentável na condição inequívoca de enfrentamento ao racismo e sexismo na Educação.

+ sobre o tema

PLP 2.0: aplicativo para o combate à violência contra a mulher é lançado oficialmente

Ferramenta apoiada pela AJURIS passará por período de testes...

Sobre o Encontro de Mulheres Negras do Cone Sul na Argentina

No dia 17 de fevereiro de 2018 foi realizada...

Desigualdades e recuperação da aprendizagem na pandemia

Convidamos você para participar do próximo evento do Ciclo...

para lembrar

Justiça absolve torcedores acusados de racismo e fala em ‘ira justificável’

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais absolveu dois...

78,4% já foram vítimas de intolerância religiosa em terreiros, mostra pesquisa

Levantamento inédito sobre as religiões de matriz africana no...

Nota fiscal vira símbolo de protesto contra o racismo na mão de celebridades

Nos primeiros seis primeiros meses deste ano já foram...

Funcionária da Renner é demitida após episódio de racismo em loja do Rio

Uma funcionária das Lojas Renner foi demitida após ser...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=