Ella Fitzgerald é homenageada em Doodle do Google

A arte utilizada no google de hoje faz uma homenagem à lendária cantora de jazz Ella Fitzgerald. Ela é apontada por alguns críticos musicais como a maior cantora do século XX. A vocalista, também conhecida como a “Primeira Dama da Canção”, era conhecida por seu timbre puro, fraseados e entonação impecáveis. Ella também tinha uma impressionante capacidade de improviso vocal. Sua carreira durou 59 anos rendendo a ela 14 prêmios Grammy.

A musicista nasceu em 25 de abril de 1917 na Virgínia, e fez sua estreia como cantora aos 17 anos, em 21 de novembro de 1934, no Teatro Apollo, no Harlem. Em meados da década de 50, Fitzgerald se tornou a primeira negra a se apresentar no Mocambo, depois de Marilyn Monroe interceder a seu favor com o proprietário da casa. Sua carreira foi se consolidando trazendo para Ella o título de uma das principais intérpretes ao vivo de jazz.

A cantora perdeu a mãe muito cedo e com o trauma deixou de frequentar as aulas. Chegou a trabalhar como vigia num bordel e numa casa de apostas ligada à máfia. A artista também se envolveu em problemas com a polícia e acabou presa num reformatório, de onde fugiu. Depois disso, ela viveu na rua até ser internada numa casa de órfãos de cor em Nova York.

Com problemas de saúde, Ella fez sua última gravação no ano de 1991, e sua última apresentação ao vivo em 1993. Em 1996, ela morreu aos 79 anos, em Beverly Hills, California.

Após a morte da artista, o colunista do New York Times Rich Frank escreveu que Ella teria sido responsável por uma “transação cultural tão extraordinária quanto a integração, feita por Elvis, na mesma época, dos brancos com o soul afro-americano. Aqui estava uma mulher negra popularizando canções urbanas compostas por judeus imigrantes para um público nacional de predominantemente cristãos brancos.”

Fonte: Correio do Brasil 

+ sobre o tema

“O Mordomo” lidera bilheteria nos EUA

O drama racial O Mordomo continua dominando as...

Dança africana é atração desta quinta na Primavera nos Museus

Pindamonhangaba participa da sétima edição do projeto "Primavera...

Yaya Touré e outros jogadores negros ameaçam boicotar a Copa de 2018

Copa será na Rússia, país conhecido pelo racismo exagerado...

Ellen Oléria, uma das homenageadas do Prêmio Rio Sem Preconceito, se apresenta no Teatro Rival

  A cantora Ellen Oléria, vendedora da última edição do...

para lembrar

Neymar e Barça são destaques no Bola de Ouro

Atacante do Santos é o único que indicado que...

Especial: O Oscar e os afrodescendentes

Por: Rafael Amaral   A Academia de Hollywood, depois dos...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=