Marcelo Paixão: /Luta contra desigualdades raciais

Lições de Nelson Mandela
 
Marcelo Paixão/coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser)

Coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) da UFRJ, o professor Marcelo Paixão explica a importância de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul.
 
Após dois meses internado em decorrência de uma infecção pulmonar, “Madiba”, como é carinhosamente chamado, comove o mundo com sua luta pela vida, aos 95 anos. Mandela foi o mais poderoso símbolo de resistência contra o regime segregacionista do “Apartheid”, oficializado em 1948 naquele país. 
 
Durante sua militância no partido CNA (Congresso Nacional Africano), mostrou-se um ferrenho opositor das injustiças cometidas pelos governos contra a maioria negra, o que o levou a ficar 27 anos encarcerado. Libertado em 1990, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul no ano seguinte.
 
 
Darlan de Azevedo. Estagiário e Redação
 
13081981
 
Crédito: InternetQual o legado de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul?
Relendo a história de Nelson Mandela, realmente não há como deixar de se lhe atribuir o reconhecimento de heroísmo, e isto malgrado a famosa frase de (Berthold) Brecht (1898-1956): “Infeliz do povo que precisa de heróis”.
 
Quando chegou ao poder, em 1994, o Congresso Nacional Africano (CNA) abriu mão de grande parte do conteúdo de seu programa anterior. Foi um cálculo político possivelmente baseado no contexto no qual a transição ocorreu (fim da Guerra Fria e o risco do isolamento internacional, caso uma opção mais radical viesse a ocorrer), como, talvez, igualmente, visando gerar um quadro de consenso mínimo para que aquele país pudesse evitar uma Guerra Civil. Porém, diversos problemas legados pelo período do Apartheid se mantiveram desde então: a concentração da terra, da água e dos recursos econômicos, a pobreza e os dramas sociais da maioria da população negra sul-africana, especialmente os elevados índices de violência (e da violência contra as mulheres) e a AIDS. 
A vida de Mandela deve ser razão de orgulho aos vitimados pela intolerância, dos mais diferentes modos (racial, étnico, de gênero, nacionalidade, religiosa, opção sexual) em todo o mundo. Como tal, creio ser razoável dizer que seu nome pertence a todos os seres humanos de bem. É um patrimônio comum da humanidade a vida, obra e ideias, dos que lutaram e lutam pela liberdade.
 
Como poderia ser definida a atual conjuntura dos debates raciais no Brasil?
13081982
Crédito: InternetA atual conjuntura forma uma “teia de contradições insolúveis”, como dizia o saudoso Florestan Fernandes no seu clássico A integração dos negros na sociedade de classes. 
 
De um lado, é nítido que ocorreram avanços, tendo em vista que este assunto, ainda há cerca de 15 anos, era um completo tabu, cercado de verdades nunca ditas ou reveladas. Hoje debate-se mais abertamente o tema dos efeitos do racismo, tal qual praticado no Brasil, sobre o desenho de nossa estrutura social. Isto permitiu a geração das primeiras políticas na história republicana brasileira visando mitigar um cenário de crônicas desvantagens dos afrodescendentes, e de forma mais distante, dos povos indígenas, especialmente no que tange ao acesso à universidade e algumas medidas que incidiram sobre os materiais didáticos e currículos nas escolas do ensino básico. 
 
Porém, mesmo estes avanços foram pequenos diante do enorme passivo a ser superado. As desigualdades de rendimentos de cor ou raça no Brasil ainda seguem grandes (cerca de 75% a mais para os que se declaram brancos e amarelos), isso além de outros tantos problemas que colhem os negros como maiores prejudicados, tais como a baixa qualidade das escolas, a progressiva degradação do SUS e a violência policial, hoje sintetizada na pergunta que vem movendo milhares de pessoas pelo Brasil e pelo mundo: “Onde se encontra o Amarildo?”, pedreiro pobre e negro que era residente na Rocinha.
 
Portanto, posso reconhecer que alguns avanços ocorreram, mas estes são sempre ameaçados de serem revertidos, seja por conta de alguma eventual futura crise econômica ou política, seja pela presença de concepções conservadoras que ainda seguem fortes no interior de nossa sociedade.
 
 
Fonte: Adufrj

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...
spot_imgspot_img

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=