EUA: Menina negra de 10 anos é presa após desenhar colega que a intimidava

Enviado por / FonteDo UOL

Uma menina negra de 10 anos foi presa em uma escola em Oahu, no Havaí, após fazer um desenho de outro aluno que estava fazendo bullying contra ela. A imagem não foi bem aceita pelo pai de outro estudante, que chamou a polícia. Segundo o HawaiiNewsNow e a Associated Press, a ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis, em tradução livre), agora move uma ação pedindo indenização à família na ordem de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,8 milhões na cotação atual).

O pedido foi feito por meio de uma carta, nesta segunda-feira (18), ao Departamento de Polícia de Honolulu e ao Departamento de Educação do estado. Além da indenização, a organização ainda possui demandas como a proibição de funcionários da escola de chamarem a polícia, a menos que haja “ameaça iminente de dano significativo” contra outro indivíduo.

Segundo o documento, a menina estudava na Honowai Elementary School e possui TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). O esboço foi feito em janeiro de 2020 após a criança ter sido vítima de bullying por um colega.

Mateo Caballero, advogado da família da criança, disse ao HawaiiNewsNow que “o pai de uma das crianças que recebeu este desenho ficou muito chateado e exigiu que ligassem para a polícia”.

Ela não trouxe armas para a escola, não fez ameaças explícitas a ninguém.

Mateo Caballero, advogado

A carta da ACLU diz que a menina foi algemada na frente de seus colegas de classe e foi interrogada pela polícia sem a presença de sua mãe. Nenhuma acusação acabou sendo feita contra ela.

Ainda, segundo o relatório, quando a mãe da criança chegou à escola, ela foi impedida de ver a filha, levada à Delegacia de Polícia de Pearl City e só depois entregue à responsável.

A mãe da criança expressou preocupação com sua filha “à luz da presença da polícia, dado o alto índice de violência policial contra os negros e a discriminação de meninas negras nas escolas”, segundo reportou a Associated Press.

O Departamento de Polícia de Honolulu afirmou ao Insider, em comunicado, que está revisando a carta da ACLU e “estará trabalhando com o Conselho da Corporação para tratar dessas alegações”. Segundo relatos coletados pela publicação, a criança e sua mãe se mudaram após o ocorrido.

A ACLU do Havaí não respondeu ao pedido de comentários e um porta-voz do Departamento de Educação do Havaí não quis comentar o caso.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Morte de nigeriano agredido na rua na Itália causa revolta e chega a debate eleitoral

O assassinato de um vendedor ambulante nigeriano na última...

Grupo francês divulga medidor de violações aos Direitos Humanos no Brasil

O coletivo Coalizão Solidariedade Brasil, sediado na França, divulgou neste...

Seu Jorge é hostilizado e sofre ataques racistas em show em Porto Alegre

O cantor Seu Jorge foi hostilizado e sofreu ataques racistas da...

Professora chamada de ‘macaca’ em escola de SP critica descaso

A professora Ana Koteban, 41, que trabalha na rede...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=