EUA: Menina negra de 10 anos é presa após desenhar colega que a intimidava

Enviado por / FonteDo UOL

Uma menina negra de 10 anos foi presa em uma escola em Oahu, no Havaí, após fazer um desenho de outro aluno que estava fazendo bullying contra ela. A imagem não foi bem aceita pelo pai de outro estudante, que chamou a polícia. Segundo o HawaiiNewsNow e a Associated Press, a ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis, em tradução livre), agora move uma ação pedindo indenização à família na ordem de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,8 milhões na cotação atual).

O pedido foi feito por meio de uma carta, nesta segunda-feira (18), ao Departamento de Polícia de Honolulu e ao Departamento de Educação do estado. Além da indenização, a organização ainda possui demandas como a proibição de funcionários da escola de chamarem a polícia, a menos que haja “ameaça iminente de dano significativo” contra outro indivíduo.

Segundo o documento, a menina estudava na Honowai Elementary School e possui TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). O esboço foi feito em janeiro de 2020 após a criança ter sido vítima de bullying por um colega.

Mateo Caballero, advogado da família da criança, disse ao HawaiiNewsNow que “o pai de uma das crianças que recebeu este desenho ficou muito chateado e exigiu que ligassem para a polícia”.

Ela não trouxe armas para a escola, não fez ameaças explícitas a ninguém.

Mateo Caballero, advogado

A carta da ACLU diz que a menina foi algemada na frente de seus colegas de classe e foi interrogada pela polícia sem a presença de sua mãe. Nenhuma acusação acabou sendo feita contra ela.

Ainda, segundo o relatório, quando a mãe da criança chegou à escola, ela foi impedida de ver a filha, levada à Delegacia de Polícia de Pearl City e só depois entregue à responsável.

A mãe da criança expressou preocupação com sua filha “à luz da presença da polícia, dado o alto índice de violência policial contra os negros e a discriminação de meninas negras nas escolas”, segundo reportou a Associated Press.

O Departamento de Polícia de Honolulu afirmou ao Insider, em comunicado, que está revisando a carta da ACLU e “estará trabalhando com o Conselho da Corporação para tratar dessas alegações”. Segundo relatos coletados pela publicação, a criança e sua mãe se mudaram após o ocorrido.

A ACLU do Havaí não respondeu ao pedido de comentários e um porta-voz do Departamento de Educação do Havaí não quis comentar o caso.

+ sobre o tema

Revista Allure causa polêmica ao fazer tutorial de cabelo afro com modelo branca

A edição de agosto da revista norte-americana "Allure" causou...

Diversidade nas empresas

Foi-se o tempo em que uma organização no momento...

Morre estudante baleada em favela da região central do Rio

Morreu nesta sexta-feira a estudante de 16 anos que...

135 anos de desrespeito à liberdade

O mérito de proibir a escravização e libertar as...

para lembrar

Advogada denuncia contribuinte por racismo em Campinas

Segundo a vítima, homem disse que 'negro não serve...

Jovens pregam assassinato de Dilma no Twitter

A perigosa catarse da Oposição derrotada Arísia Barros Escrevo com o coração...

Jazz como denúncia do racismo policial

Sobre Ku Klux Klan Police Department, de Christian Scott...

Salvador chora os mortos da violência em meio a greve policial

Em uma sala do necrotério de Salvador, um funcionário...
spot_imgspot_img

Polícia pede prisão de policial reformado que baleou Igor Melo

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro pediu a prisão do policial militar reformado Carlos Alberto de Jesus, que baleou o jovem jornalista Igor Melo,...

Ataques racistas contra a juíza Helenice Rangel não podem ficar impunes

"Magistrada afrodescendente" com "resquício de senzala" e "memória celular dos açoites". Estes são alguns dos termos ofensivos desferidos pelo advogado José Francisco Barbosa Abud contra a...

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...
-+=