MC Soffia questiona padrões de beleza em clipe gravado na Pedra do Sal, no RJ

A rapper mirim MC Soffia, de 12 anos, foi até o monumento histórico Pedra do Sal, no Rio de Janeiro, onde fica localizada uma Comunidade Remanescentes de Quilombos, para o gravar o mais novo clipe dela, da faixa “Menina Pretinha”. Acompanhada por outras crianças, ela reforça a veia de contestação do racismo do seu trabalho, perguntando: “Minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?”

Por Lucas Brêda, do Rolling Stone

Com direção de Vras77 (Emicida, Inquérito), o vídeo – abaixo – ganha vida nesta quarta-feira, 9, com exclusividade no Sobe o Som, espaço no site da Rolling Stone Brasil dedicado à produção alternativa da música nacional.

“É um monumento muito importante para preservar a memória da comunidade remanescente de quilombos que ocupou aquela área”, diz Kamilah Pimentel, mãe e produtora da cantora, sobre a escolha do local de gravação do clipe. “É berço do samba e referência da cultura negra carioca. Tem história. A história do meu povo. A história que minha filha canta em suas letras.”

“Menina pretinha/ Exótica não é linda/ Você não é bonitinha/ Você é uma rainha”, canta Soffia no refrão, questionando os padrões de beleza e promovendo um desfile de outras crianças negras no espaço. “Meu cabelo é chapado, sem precisar de chapinha.”

“‘Menina Pretinha’ foi uma das primeiras músicas que comecei a cantar”, diz ela, que assina a autoria da faixa com Denna Hill e James Bantu. “Nunca me xingaram de exótica, mas as pessoas costumam chamar as mulheres negras assim. Falam que elas têm uma beleza exótica, mas isso não é um elogio. Eu sei que exótico é bicho. Então, eles querem dizer que as mulheres são bichos? Apesar de nunca terem dito isso para mim, quando eles xingam os negros também estão me xingando.”

“Menina Pretinha” foi produzida por Diamante (com mixagem e masterização de Fernando Sanches, no El Rocha) e já é figura carimbada no repertório de Soffia. A canção deve integrar o primeiro disco da carreira da MC, cujas gravações terão início nos próximos meses.

Conheça o clipe de “Menina Pretinha” abaixo

+ sobre o tema

Melhor do mundo, Serena Williams só não consegue derrotar o racismo

Serena Williams tinha 6 anos de idade quando a...

‘Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe’, diz Lula sobre Pelé

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, se manifestou nesta...

Atriz Ruth de Souza se emociona durante lançamento de sua biografia

A emoção deu o tom durante o lançamento do...

Concha Buika, a diva de Almodóvar, em novo disco

Em seu novo disco, ‘Vivir sin Miedo’, Concha Buika...

para lembrar

Quincy Jones

Quincy Delight Jones Jr. (Chicago, 14 de Março...

Alpha Blondy se apresenta pela primeira vez em Brasília

Por: Mariana Moreira Os regueiros que decidirem passar...
spot_imgspot_img

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...

Cultura: como Batuku e Cordel destacam a participação de mulheres e jovens

Cada país possui suas próprias expressões culturais. O cordel no Nordeste brasileiro e o batuku na Ilha de Santiago em Cabo Verde contam histórias...
-+=