‘Festival Latinidades’ tem programação linda sobre representatividade

Enviado por / FonteCatraca Livre

Bora valorizar a cultura e as narrativas das mulheres negras latino-americanas? Esta é justamente a proposta do Festival Latinidades, que chega a sua 13ª edição com uma edição totalmente online, com mais de 60 atrações, entre bate-papos, shows, danças, recitais de poesia, espaço infantil, vivências e oficinas.

A mostra é gratuita e acontece entre os dias 22 e 27 de julho, com atividades transmitidas no Instagram @afrolatinas, no Facebook @Festivallatinidades e no YouTube. Confira a programação completa aqui.

Com o tema “Utopias Negras”, a 13ª edição do Festival Latinidades homenageia três grandes mulheres: Mãe Dalva Damiana, da Irmandade da Boa Morte, na Bahia; a cantora carioca Elza Soares; e a atriz e escritora Elisa Lucinda, fundadora do projeto Casa Poema.

A programação reúne convidadas de todas as regiões brasileiras e dos seguintes países Colômbia, Guiné Bissau, Nigéria, Barbados, Haiti, Costa Rica, Cuba, Jamaica e Etiópia. A proposta do festival é ser uma plataforma de formação, cultura, inovação, geração de renda, impacto social, encontro, encanto, acolhimento, celebração e resistência.

O que rola no festival?
A atividade de abertura da mostra, no dia 22 de julho, às 10h, é a mesa de debates “Papo de Futuro”, uma conversa bem animada com crianças negras entre 9 e 11 anos, com a proposta de discutir o que cada uma delas espera da vida para os próximos tempos.

Ainda nesse dia, assistimos ao debate “Arte, utopia e criatividade”, com participação de Elisa Lucinda, Giovanna Heliodoro, Bia Manicongo e Gabriela Loran e mediação de Val Benvindo. A ideia é discutir as utopias, as subjetividades e os processos criativos dessas mulheres.

Entre as atrações musicais, estão Duo Pretas (SP), Orquestra Funmilayo Afrobeat (SP), Letícia Fialho (DF), Bia Nogueira (MG), Luciane Dom (RJ), Moara (DF), Tuyo (PR), Krudas (Cuba), Suraras do Tapajos (PA), Haynna e os Verdes (DF), Anna Suav (PA), Preta Ferreira (SP), Bia Manicongo (PE), Brisa Flow (SP), Enme Paixão (MA) e Samba de Dona Dalva (BA).

Outros bate-papos interessantes são “Criar juntos novas narrativas negras na internet para o futuro”; “Jovens Mulheres Negras e Direito à Cidade”, “Eleições 2020: O debate que queremos” e “A utopia da paz: políticas de drogas e agenda antirracista”.

Já entre as vivências e oficinas, estão “Yoga Para Mães e Filhos”; “Contação de História ‘de Boca’ de Tradição Oral”; “Meditação Curativa de Obatalá (Deus da criação Yorubá)” e “Vivência em Yoga Africana”.

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

A linhagem das Carolinas

a mulher negra que escreve já é uma transgressora.  Por ...

Definida a programação para o Dia Municipal da Mulher Negra, em Campos

A programação do Dia Municipal da Mulher Negra, da...

As origens do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

A população negra corresponde a mais da metade dos...

Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Celebrado no dia 25 de julho, o dia da...
spot_imgspot_img

II Encontro de Mulheres Negras e Mercado de Trabalho

Muito aconteceu desde o nosso último encontro em 2022. Nesta segunda edição do Encontro de Mulheres Negras e Mercado de Trabalho que encerra com...

Festival Latinidades traz shows e debates para Salvador 

Após o sucesso das edições em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, o 16º Festival Latinidades chega a Salvador neste sábado e domingo,...

Julho das pretas: conheça a trajetória da caririense Neusa Lourenço

O dia 25 de julho é uma data para ser celebrada. Isso porque internacionalmente desde 1992 em Santo Domingo, na República Dominicana, quando um...
-+=