Geledés obtém duas importantes vitórias em documento da ONU

Artigo produzido por Redação de Geledés

Organização consegue reverter documento com a exigência em texto dos avanços sobre a Declaração de Durban e da obrigação dos Estados membros em cumpri-la

Geledés – Instituto da Mulher Negra encerrou nesta sexta-feira 24 sua participação na 21ª sessão do Grupo Intergovernamental para a efetiva implementação da Declaração e do Programa de Ação de Durban com importantes vitórias. Graças à atuação presencial da organização no evento, que ocorreu na sede da ONU, em Genebra, foi possível barrar alguns retrocessos quanto aos direitos da população afrodescendente.

Na minuta da nova declaração dos Direitos da População Afrodescendente não havia qualquer referência pelo Grupo Intergovernamental sobre os avanços relativos à Declaração e o Programa de Ação de Durban.

Diante dessa constatação, Geledés devidamente se preocupou com o possível esfacelamento das conquistas alcançadas arduamente após a III Conferência Mundial contra o Racismo, que ocorreu em 2001.

Com o apoio da delegação brasileira e outras delegações, especialmente as que se fizeram presentes da América Latina e Caribe e do continente africano, as menções à importância da Declaração de Durban retornaram ao texto da minuta.

O representante de Geledés nesta sessão da ONU, Gabriel Dantas, também apontou que no novo texto não estava explícita a obrigação dos Estados membros da ONU em cumprir com as políticas de implementação da Declaração de Durban. A relevante constatação recebeu apoio da delegação cubana, que sugeriu o acréscimo de um novo parágrafo preambular. A sugestão foi respaldada pelas delegações do Brasil, África do Sul, Egito, Nigéria, Venezuela, Colômbia, Reino Unido e Estados Unidos.

E assim ficou o parágrafo redigido: “Reafirmamos que a vontade política dos Estados e a adoção de medidas concretas e efetivas estratégias na luta contra o racismo, a discriminação racial, xenofobia e outras formas de correlatas de intolerância são fatores determinantes no respeito, proteção e cumprimento dos direitos humanos da população afrodescendente e alcance da igualdade racial”.

Tal parte do documento será a que abrirá as disposições operacionais para a devida implementação dos direitos da população afrodescendente. Ou seja, duas importantes vitórias nesta semana para a população afrodescendente com a presença de Geledés na ONU.

+ sobre o tema

O racismo e o desconhecimento sobre as culturas e espiritualidades dos africanos

“O racismo e o desconhecimento sobre as culturas e...

Kelly se tornou professora na pandemia e luta por inclusão na sala de aula

Kelly Aparecida de Souza Lima, de 46 anos, tornou-se...

O despertar da consciência de uma catadora

Michele da Silva Candido, de 37 anos, foi catadora...

para lembrar

Estado brasileiro é cobrado na ONU por Agenda de Durban e reparação entra na pauta 

O mês da Consciência Negra termina com um fato histórico: a Articulação de Resgate e Reforço da Agenda de Durban, formada pelas ONGs Geledés...

Formação de agentes populares de saúde: uma ação eficaz contra a pandemia

Desde os primeiros casos registrados de coronavírus no país, já era possível prognosticar que a pandemia iria impactar 97% dos 13,6 milhões de moradores...

Chef Aline Chermoula – Um tempero da diáspora

Conversamos com Chef Aline Chermoula, do Chermoula Gastronomia. Neste vídeo Aline fala sobre comida inspirada na diáspora africana, empreendedorismo e maternidade. Conheça mais sobre Aline Chermoula Instagram:...
-+=