Honorato diz que ainda existe racismo no judô do país

Ex-atleta foi o único homem negro a conquistar uma medalha olímpica na modalidade

Na Band

Ao abordar a tonalidade das suas medalhas, as feições do ex-judoca Carlos Honorato, de 41 anos, são tomadas pelo orgulho. O medalhista de prata na categoria médio na Olimpíada de 2000, em Sydney, entretanto, não consegue esconder seu constrangimento quando o assunto é o preconceito contra a sua cor de pele, que ainda existe.

“Na minha época, a questão de raça era mais forte. Eram poucos como eu que estavam disputando as provas de judô pelo Brasil”, explica o ex-atleta, que atualmente vive em São Paulo, em entrevista ao Metro Jornal. Entre os 16 pódios conquistados pelos homens brasileiros na modalidade, só um teve um representante negro, que foi o próprio Honorato.

Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE e divulgada no fim do ano passado, 53% dos brasileiros se declararam negros ou pardos. Isso representa um número muito superior quando comparado com as conquistas do afrodescendente no judô masculino.

“Quando eu ainda disputava as principais competições, os atletas não tinham acesso livre aos centros de treinamento das Forças Armadas. Isso foi um grande avanço para o esporte”, acredita Honorato.

A modalidade já deu 19 medalhas olímpicas ao país. Entre as judocas, existe uma maior representatividade da população negra. Mas isso não significa que o preconceito também não aconteça. Em 2012, a campeã mundial Rafaela Silva foi atacada por comentários racistas nas redes sociais.

À época, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) emitiram uma nota repudiando “qualquer manifestação de racismo, seja contra atletas, membros de delegações ou qualquer outra pessoa”. “Eu nem gosto muito de dar ênfase para essa questão. Para mim, o esporte é para todos”, conclui Honorato.

+ sobre o tema

para lembrar

Terra da comunidade quilombola Curuanhas é reconhecida

Uma área com mais de dois mil hectares, localizada...

Grupo faz protesto em agência da Caixa após acusação de racismo; veja vídeo

Cerca de 100 pessoas participaram de ato; OAB repudiou...

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

A quilombagem cultural contemporânea das editoras afro-brasileiras

Em tempos que grande parte do jornalismo cultural brasileiro...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=