Injúria racial: Justiça do DF condena mulher que agrediu cantora negra em restaurante

'Aprende a cantar, sua negra', disse publicitária Valkíria Cardoso. Ela foi sentenciada a 1 ano e 4 meses de prisão em regime aberto; g1 tenta contato com defesa.

A 6ª Vara Criminal de Brasília condenou, na segunda-feira (12), a publicitária Valkíria Tavares de Moraes Cardoso a 1 ano e 4 meses de prisão por injúria racial. A mulher foi indiciada em outubro do ano passado, após dar dois tapas na cantora Andresa Sousa, em um restaurante da Asa Sul.

“Aprende a cantar, sua negra”, disse publicitária, segundo processo.

Valkíria vai responder em liberdade, já que a pena prevê regime aberto. Além disso, a publicitária deverá pagar R$ 5 mil a Andresa, por danos morais.

A reportagem tenta contato com a defesa da sentenciada.

No dia do crime, Andresa, a pedido do público, cantou uma canção em inglês. Foi quando a publicitária disse que a artista tinha errado a letra da música e, segundo a denúncia, agrediu e ofendeu a cantora. Câmeras de segurança gravaram o momento em que a cliente agrediu a artista.

Ao condenar Valkíria Tavares de Moraes Cardoso, o juiz Nelson Ferreira Junior disse que “o comportamento da vítima em nada contribuiu para justificar a prática dos delitos, pois o fato de ter ‘errado’ trecho de composição que cantava no dia dos fatos não justifica as condutas perpetradas”.

Durante o processo, a ré alegou falta de provas e negou o crime. Porém, o juiz decidiu que a palavra da vítima vale como prova, além de existir um vídeo do momento do crime.

Relembre o caso

Andresa contou que foi abordada pela cliente, que disse que ela tinha errado a letra da música. A mulher, segundo a cantora, ainda alegou que ela devia aprender a cantar.

“Falei que tudo bem e que faria direitinho. Mas a senhora insistiu em dizer que eu tinha errado a letra e pediu para eu parar de sorrir. Em seguida, quando achei que ela ia sair, ela me olhou, deu dois tapas fortes no meu braço e falou novamente para eu aprender a cantar”, detalhou a cantora.

Após a agressão, segundo Andressa, a publicitária voltou ao palco e disse “aprende a cantar, sua negra”. Em nota, o Vasto Restaurante – onde ocorreu o crime – avaliou o ocorrido como “triste”, e disse que é “veementemente contra qualquer ato e/ou fala que endosse o crime de injúria racial”.

Segundo o Código Penal, injúria racial se refere a ofensa à dignidade ou decoro, utilizando palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima. A pena é de 1 a 3 anos de reclusão.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=