“Isso fica entre nós” – Descobrindo a minha sexualidade e enquanto era assediado

Quando sou questionado sobre o período em que “saí do armário” automaticamente sou levado aos anos que rodearam essa época, e simplesmente mergulho num passado de ingenuidade e vergonhas que me afeta até hoje de formas cruéis, abrindo feridas que eu pensava que já estavam cicatrizadas. 

Nasci e morei por boa parte da minha vida no interior, sendo em fazendas ou pequenas vilas que tinha como moradores pessoas ignorantes e preconceituosas – o que não ajuda muito quando se é um adolescente negro de quinze anos que está descobrindo sua homossexualidade – que a todo momento tentam te taxar com rótulos, por exemplo; Se você não é um garoto que trata as mulheres como lixo com certeza é “viado”, ou seja, você é um completa vergonha a sua família, principalmente ao seu pai que tem expectativas de ter um filho “pegador” que vai lhe dar cinco ou seis netos.

Você pode imaginar que a falta de aprovação por parte da sua comunidade ou da família pode ser difícil, e realmente é, mas o que você não pode imaginar é que no interior de da citada comunidade existem aqueles que querem uma “provinha” de você e da sua inocência, e se não estou sendo claro, estou falando de homens assediadores dessas comunidades rurais que tentam de forma sigilosa ter qualquer tipo de envolvimento romântico ou sexual, é totalmente doentio, mas quando se tem entre 13 e 16 anos você não acha isso, porque “você vai gostar” eles dizem antes, mas no final a única coisa que eles falam é “isso fica entre nós”, e você tem que engolir todo o sentimento de vergonha, repulsa e culpa, como o homem que o seu pai te criou para ser. É difícil, na verdade é quase excruciante aguentar tudo, porém, com o passar do tempo você consegue agir como se nada tivesse acontecido, você vai a jantares em sua casa, você brinca com os filhos e até mesmo diz “Boa noite” para a sua esposa pensando “Será que ela sabe o que ele faz?”, mas se ela sabe, com certeza é muito boa em guardar segredos, talvez até mais do que eu, porque às vezes durante a noite eu acabava soltando algumas lágrimas, era a culpa me destruindo, pois no final eu acabei gostando do que foi feito, mesmo que fossem apenas toques ou carícias, foi bom, naquela hora, naquele tempo, não mais hoje.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Eu nos quero vivos

Quando eu era criança minha mãe me definia como...

Articulações negras importam

Em um cenário marcado por uma crise de caráter...

Relato de uma mãe preta

Você tem cor de merda; Sabia que você tem...

Dois anos sem Moïse

No mês de janeiro a morte do refugiado congolês...

para lembrar

Racismo ambiental nos centros urbanos Brasileiros

Recentemente, numa publicação do jornal New York Times, Catherine...

O legado político do Manifesto do Coletivo Combahee River

Recentemente foi publicada a tradução em português do Manifesto...

Cuca Beludo

"cuidado com a Cuca que a Cuca te pega,...

Eu e a Outra: experiências de racismo, sexismo e xenofobia

apesar do sol das palmeiras do sabiá, tudo aqui é um exílio. (Lubi Prates, 2018) A publicação deste texto foi motivada a partir da leitura de um outro, da autoria...

Movimentos negros, educação patrimonial e o direito à cidade

O ano de 2020 foi marcado por protestos espalhados em todo o mundo após a morte, no dia 25 de maio de 2020, do...

Reverenciando Sueli Carneiro: A contribuição de seus escritos para o Direito

No dia 15 de julho de 2020, nos encontramos para celebrar os 70 anos de Sueli Carneiro. Participaram desse encontro a própria Sueli Carneiro,...
-+=