Lavagem do Bonfim reúne devotos em protesto contra intolerância religiosa

Grupos de matriz africana celebraram mais um ano do tradicional evento, pedindo respeito à sociedade alagoana

Por Jobison Barros, para Gazetaweb

Lavagem do Bonfim acontece há 17 anos, em Alagoas

Água de cheiro, vaso com flores, vassouras, pombos e muito axé. Este foi o cenário da tradicional Lavagem do Bonfim, evento que acontece há 17 anos, em Alagoas, e que reuniu centenas de religiosos de matriz africana na tarde deste domingo (8). O tema deste ano foi “Não à intolerância religiosa”.

Segundo o babalorixá Pai Célio, que comanda a Casa de Iemanjá, no bairro de Ponta da Terra, o objetivo da Lavagem do Bonfim é pedir à sociedade alagoana mais respeito, levando em conta uma crescente discriminação que assola os grupos ligados às religiões afro. Além disso, Pai Célio disse que todos os adeptos pedem a Oxalá – considerado o pai maior das nações na religião africana – paz, prosperidade, força e coragem.

Faixa mostra protesto de religiosos contra o preconceito

“Queremos, apenas, o respeito da sociedade alagoana. Não é possível que, nos tempos atuais, não tenhamos paz e harmonia. Precisamos nos unir e defender o que é nosso, e aproveitamos para clamar a Oxalá energias que vêm da água, do fogo, terra e ar”, comentou Pai Célio.

Além de contar com a presença de líderes da religião de matriz africana, o evento teve a participação do Estado, como a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, jornalistas, artistas e membros de casas de cultura.

Cortejo percorre ruas do Jacintinho e Poço com imagem do Bonfim

A secretária da Mulher, Cláudia Simões, falou sobre a importância de se apoiar o momento realizado pelas religiões afro, como uma “forma de externar a luta contra o mal”.

“A gente não pode faltar com respeito, seja a quem for. Precisamos respeitar uns aos outros, dizendo não à intolerância. Sou católica, mas estou aqui para apoiar os meus irmãos, mesmo com as diferenças. Portanto, que cada um faça a sua parte para que transformemos a realidade atual”, pontuou a secretária.

Cortejo antecede tradicional evento da Lavagem do Bonfim

PROGRAMAÇÃO

Vestidos de branco, os representantes de matriz africana se concentraram na Rua São João, no bairro do Jacintinho, de onde seguiram em cortejo até a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, no Poço. No caminho, os grupos entoaram canções próprias, danças e carregaram o andor com a imagem do Senhor do Bonfim.

Vestidas com saias e colares, mulheres seguravam vasos com flores e água de cheiro, além de faixas em protesto contra a intolerância religiosa em Alagoas. Já na Praça do Bonfim, que fica em frente à igreja, houve a revoada de pombos, seguida da queima de fogos e a lavagem da escadaria do templo.


Cortejo da Lavagem do Bonfim reúne devotos no bairro do Poço

Cortejo da Lavagem do Bonfim reúne devotos no bairro do Poço

Religiosos se concentram na Praça do Bonfim, no bairro do Poço

Programação contou com revoada de pombos em frente ao templo

Queima de fogos marca evento das religiões afro na Praça do Bonfim

Mulheres lavam escadaria da Igreja Nosso Senhor do Bonfim

+ sobre o tema

Jay-Z vai comprar ilha de R$ 6 milhões em Bahamas, diz site

Conforme nota do 'The Sun', o rapper quer um...

Racionais MC’s celebra 25 anos e deixa fãs com mãos ao alto

O grupo Racionais MC's se apresentou nesse sábado (10),...

Ex-lenhador vence maratona e se candidata a derrubar lenda em Londres

Um dos maiores corredores da história, o etíope Haile...

para lembrar

Bukassa Kabengele: “O Brasil ainda não conhece a música africana”

Dono de uma fala calma, Bukassa sorri ao cantar...

A triste saga de Walter McMillian para escapar da pena de morte

1 de novembro de 1986. O corpo de Ronda...

Quem foi Luiz Gama, figura-chave no movimento abolicionista brasileiro

Faz 25 anos que a pesquisadora Ligia Fonseca Ferreira...
spot_imgspot_img

LeBron e Bronny James se tornam primeira dupla pai e filho a dividir quadra na NBA

LeBron James e seu filho, Bronny, fizeram história na NBA neste domingo (6) quando jogaram juntos durante a partida de pré-temporada do Los Angeles Lakers contra...

Diálogos sobre a África

A diversidade linguística e cultural da África, suas formas de organização política, suas matrizes científicas, filosóficas e espirituais estão presentes em nosso dia a...

Ilê Aiyê celebrará 50 anos com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, vai comemorar seu cinquentenário em grande estilo com um espetáculo histórico na Concha Acústica do Teatro...
-+=