Lideranças femininas negras se reúnem em encontro transnacional

Enviado por / FonteBrasil 247

Dezenas de mulheres negras de diversos países do mundo se encontram nesta terça e quarta-feira (28 e 29 de julho), no 1º Webnário Transnacional promovido pela Mahin – Organização de Mulheres Negras. A atividade acontece através de plataformas online, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube, das 11h às 15h. O encontro emitirá certificado para as participantes do dia 28, por meio de inscrição prévia no site www.negrasmahin.org. O Webnário integra as atividade do Julho das Pretas e conta com a parceria e apoio de instituições como a Cese, Coletivo Luiza Bairros, Fórum Marielles, Almaa, Rede de Mulheres Negras, Sindoméstico, Kilomba, Afroresistance, Malungu, Rede de Mulheres de Terreiro e os Comitês Comunitários de Enfrentamento a Covid-19 nos Bairros Populares e nas Religiões de Matriz Africana de Salvador.

O Webnário Transcional, além de marcar o mês em que celebra a luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, tem por objetivo traçar estratégias de articulação, mobilização e apoio mútuo entre mulheres negras como forma de enfrentamento ao racismo, ao sexismo e as formas e exploração impostas pelo capitalismo. Entre as construções propostas pelo encontro, estão a consolidação de uma Rede Transnacional de Lutas e uma Escola de Formação Permanente Feminista Negra. Para isso, uma série de lideranças femininas negras da América Latina e Caribe, África, Ásia, América do Norte, Europa e outros lugares foram convidadas a fazer parte dessa construção histórica para o movimento feminista negro.

Entre as mulheres negras que participam do evento, estão: a ativista pelos direitos humanos Raaya Famau Ahmed (Quênia); a deputada Joacine Katar (Portugal); a diretora executiva da ONG Afroresistance Janvieve Wiliams Comrie (EUA/Panamá); a da socióloga e ex-Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis (Brasil); a ativista e da Agência ONU para Refugiados Prudence Kalambay (República Democrática do Congo); a embaixadora Tonika Seal Thompson (Barbados) e a pesquisadora panafricanista Yannia Sofia Garzón Valencia (Colômbia). programação completa abaixo

O evento começa no dia 28 (terça), às 11h, com a realização do painel de análise de conjuntura que debaterá “Violência, mulheres negras – enfrentamento político/econômico no contexto de pandemia e no pós-pandemia”.

O debate será realizado por meio de blocos, onde as lideranças de cada região apresentará reflexões sobre a realidade da vida das mulheres negras diante do cenário atual mundial. “Compreendemos que o impacto da pandemia da Covid-19 na precarização das vidas negras, na exploração capitalista, no racismo estrutural e nas situações de genocídio da população negra, se dá diretamente na vida das mulheres negras e isso precisa ser levado em consideração a nível global. Esse encontro é o primeiro passo para a construção de nosso futuro”, salienta Maria José Menezes, biológa e integrante da Mahin – Organização de Mulheres Negras.

Para a quarta-feira (29), o Webnário realizará uma roda de conversa relacionada a quatro eixos temáticos, são eles: 1) Mulheres negras no contexto de imigração na Europa, EUA e Brasil; 2) Saúde da população negra na África e Diáspora e Genocídio negro; 3) Questões sócio-ambientais: interesses econômicos na Amazônia, agricultura; privatização da água; comunidades quilombolas, de pescadores e pescadoras, de Terreiros e outros povos tradicionais; 4) Articulação e fortalecimento das redes de aquilombamento de mulheres numa perspectiva transnacional. A atividade desse dia é destinada apenas a representantes de organizações de mulheres negras que entrarem em contato com a Mahin previamente.

“Como desdobramento dos diálogos e parcerias com mulheres negras organizadas em grupos estabelecidos durante o Webnário sustentaremos o segundo momento dessa construção coletiva que está planejado para ser realizado em novembro, visando a atuação e incidência das mulheres negras na política internacional”, completa Denize Ribeiro, professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e integrante da Mahin – Organização de Mulheres Negras.

A MAHIN é uma organização não governamental de mulheres negras da Bahia (Nordeste do Brasil). É internacionalista, anticapitalista, antirracista, anticolonial, popular e de esquerda que atua na construção de um projeto coletivo e libertário que busca o protagonismo das mulheres negras a partir da articulação das bases, aliado à incidência política, socializando o diálogo com os demais movimentos sociais na perspectiva da transformação da sociedade. Articula com mulheres negras e indígenas no Brasil, América Latina e Caribe, África, Ásia, América do Norte e Europa.

A Mahin tem como seus principais objetivos: Promover a incidência política para luta, defesa e construção de direitos a partir do protagonismo dos sujeitos políticos, especialmente as mulheres negras; produzir, estimular a produção, identificar e sistematizar conhecimentos construídos a partir da experiência das mulheres negras numa perspectiva decolonial.

PROGRAMAÇÃO

28 de julho (terça-feira)

11h ás 15h

Transmissão pelo Facebook e Youtube da Mahin

Painel: “Violência, mulheres negras – enfrentamento político/econômico no contexto de pandemia e no pós-pandemia”.

Painelistas: Prudence Kalambay(República Democrática do Congo); Nadine Nembhard (Quênia); RayaFamau Ahmed (Quênia); Vilma Reis (Brasil); Fuva Muiambo (Moçambique); Joacine M. Katar (Imigrantes africanos-Portugal); Milca Martins (Brasil); IshitaMukopadhyay (Índia); Tonika Seal Thompson (Barbados); Janvieve Willians (EUA/Panamá); Yannia Sofia Garzón Valencia (Colômbia); Fani (ColombiaConfirmar com Suzete); Maria José Pacheco (Brasil); Andreia de Jesus (Brasil).

29 de julho (terça-feira)

11h às 15h

Participação restrita a organizações de mulheres negras

Roda de conversa: Eixos temáticos – 1) Mulheres negras no contexto de imigração na Europa, EUA e Brasil; 2) Saúde da população negra na África e Diáspora e Genocídio negro; 3) Questões sócio-ambientais: interesses econômicos na Amazônia, agricultura; privatização da água; comunidades quilombolas, de pescadores e pescadoras, de Terreiros e outros povos tradicionais; 4) Articulação e fortalecimento das redes de aquilombamento de mulheres numa perspectiva transnacional.

Serviço: 

Josy Azeviche:  (71) 98828-6176

Juliana Dias (71) 99116-8055

Email: [email protected]

Site: www.negrasmahin.org

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Pesquisadora: “Se trabalho infantil fosse bom, seria privilégio de ricos” 

"Bons tempos, né? Onde (sic) o menor podia trabalhar"....

Dona Cleone marcou a história dos movimentos sociais

Dona Cleone Santos marcou seu nome na história dos...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Desafios do Feminismo diante da questão de raça

Há pouco tempo atrás um debate acirrado aqueceu as...

A apresentação de Beyoncé no VMA foi o momento feminista que eu estava esperando

Imagem da apresentação da cantora norte-americana Beyoncé no prêmio Video...

Nós, Madalenas: uma palavra pelo Feminismo

Maria Ribeiro é a fotográfa responsável por transformar em...

Ofensiva feminista

Criminalizado no Brasil, o aborto é um assunto interdito...

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...

Geledés participa do Fórum do Feminismo Negro

O Fórum Global de Feminismos Negros 2024 está ocorrendo entre os dias 04 a 07 de fevereiro, em Bridgetown, Barbados. Sob o tema “Para...
-+=