No Maranhão, adolescentes relatam o sofrimento de violência e tortura policial

Além de encontrar situações desumanas nas unidades socieducativas de São Luís, a RENADE ouviu relatos de violência cometidos contra adolescentes e seus familiares

 

No Brasil de Fato

Nos dias 23 e 24 de outubro, São Luís (MA) recebeu a visita da Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei (RENADE). A articulação formada por centros de defesa, adolescentes, famílias e a defensoria pública, iniciou em setembro deste ano a produção de um relatório nacional sobre unidades socioeducativas de privação de liberdade em treze estados do país.

Na capital maranhense, a RENADE encontrou situações desumanas, como insalubridade, falta de acesso à educação, lazer, esporte, saúde e má alimentação e ouviu dos adolescentes relatos de violência e tortura policial no momento da abordagem e apreensão.

Muitos adolescentes contaram que os policiais após rendê-los, empunharam suas armas e atiraram em regiões estratégicas do corpo, com o objetivo não de levar a óbito, mas de ferir gravemente. Nas mãos, braços, pés, pernas e ombros dos adolescentes foram encontradas perfurações condizentes com os relatos.

Segundo a rede, é possível perceber pelas narrações que os agentes policiais estão empregando uma forma de “justiçamento”, por julgar, sentenciar e aplicar pena ilegal e arbitrária, tudo feito dentro dos poucos minutos que duram a abordagem. Depois disso, os policiais levam os adolescentes às delegacias e, na maioria das vezes, os acusam de resistência à prisão ou de tentativa de homicídio. A partir desse ponto o processo de apuração e julgamento é considerado lícito, mas de acordo com a RENADE, fundado e sustentado por provas inidôneas e fraudulentas.

Além dos adolescentes que estão no sistema socioeducativo, a missão constatou que a violência da truculência policial atinge também suas famílias. Algumas mães, avós, filhos, filhas e netos relataram sofrer diariamente com a violência policial e, de acordo com estes, em casos de morte dos adolescentes, os indícios e provas dos homicídios somem com a vida que foi tirada.

A situação leva algumas destas pessoas a fazerem uma investigação independente e paralela ao Estado, já que, pelos motivos relatados, não confiam nas instituições estatais maranhenses, além do que, para a polícia, as mortes são de autoria desconhecida.

A RENADE aponta a necessidade de controlar a ação dos agentes do Estado do Maranhão que atuam, principalmente, nas periferias de São Luís. A rede exige também uma atuação firme e ágil do Sistema de Justiça e do Ministério Público no levantamento, apuração e responsabilização dos policiais autores de ações criminosas, especialmente a prática de lesão corporal e violência letal cometidas contra adolescentes e suas famílias.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

A ressaca da UPP

O próprio governo estadual admite a estagnação do programa por...

Apesar do governo e da polícia, há vida e amor no Cabula

Na manhã do último sábado, 7 de março, moradores...

Edson Diniz: “Todas as vidas têm o mesmo valor!”

O ativista e morador da Rocinha Davison Coutinho escreveu...

Decisão que absolveu PMs diz que ouvir testemunhas era “irrelevante” para caso

Juíza afirmou que prova técnica que sobrepõe à testemunhal Do...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=