Menina de 11 anos, grávida por estupro, passa por cesárea, em vez de aborto, na Argentina

“Tirem da minha barriga o que o velho colocou”, disse a criança, que foi violentada pelo marido de sua avó.

Do Crescer 

Ativistas em meio a um protesto, abraçadas segurando um cartaz escrito a mão: "cesária não é ILE".
Ativistas protestam contra a demora para interromper a gestação de Lucia. “Cesárea não é ILE”, diz o cartaz. ILE é a sigla usada para Interrupción Legal del Embarazo, que significa “Interrupção Legal da Gravidez”, prevista na lei argentina em casos extremos, como este (Foto: Reprodução/ Facebook)

Uma criança de 11 anos passou por uma cesárea, em vez de um aborto, na província de Tucumán, na Argentina. A cirurgia, que aconteceu sem a autorização da mãe da garota, foi realizada nesta quarta-feira (27). De acordo com a ginecologista Cecilia Ousset, a cesárea foi necessária porque o corpo da menina, que tem sido chamada pelo nome fictício de Lucia pela imprensa local, para preservar sua identidade, ainda não estava completamente desenvolvido. “Via vaginal não era possível. O corpo dela não estava suficientemente desenvolvido para uma gravidez de 23 semanas e, mesmo que estivesse, ela não estava pronta psicologicamente, dados os abusos que sofreu”, disse, em entrevista à TV TN.

Segundo a agência EFE, a menina estava sofrendo com pré-eclâmpsia e já havia tentado cometer suicídio duas vezes. O caso comoveu a Argentina e reacendeu o protesto de grupos pró-aborto. Grupos foram protestar diante do Hospital Eva Perón.

Lucia, que morava com a avó há seis anos, foi estuprada pelo marido dela e a gravidez foi detectada por volta da 19ª semana. A mãe da garota, então, entrou com um pedido para o aborto, que é legal no país em casos de estupro ou quando a vida da gestante está em risco – a situação se enquadrava em ambos. A “ILE”, que é a interrupção imediata da gravidez, poderia ter sido feita imediatamente, segundo a lei em vigor no país. “Tirem da minha barriga o que o velho colocou”, disse à menina, de acordo com registro anexo ao processo judicial.

No entanto, a Justiça demorou até a 23ª semana para liberar a autorização. Segundo grupos de ativistas pró-aborto, isso acontece, muitas vezes, para que a gestação chegue a um ponto em que a interrupção legal não seja mais possível e que a vida do feto fora do útero se torne viável. “O Estado é responsável por torturar Lucia”, protestou uma porta-voz da #NiUnaMenos, uma das organizações feministas que lutam pela legalização do aborto.

Quando a família conseguiu a autorização para o procedimento, na terça-feira (26), os médicos, anestesistas e enfermeiros se recusaram a executá-lo, alegando “objeção de consciência”. A opção foi, então, realizar a cesárea. O bebê foi retirado vivo do útero de Lucia e colocado em uma incubadora neonatal, em estado grave. Segundo os médicos, é pouco provável que sobreviva. Amostras de material genético do cordão umbilical e da placenta foram coletadas para análise do DNA. Os resultados confirmaram a identidade do estuprador, que está preso.

Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde e psicológico de Lucia.

+ sobre o tema

‘O teste de câncer de próstata que salvou minha vida’

"Então, é câncer." Por Ben Stiller Do Brasil Post Sem deixar a peteca...

A cada 4 horas uma mulher é vítima de violência no Brasil

A cada 4 horas uma mulher é vítima de...

Universidade de Tóquio sob suspeita de prejudicar as mulheres nos concursos de admissão

Uma faculdade de Medicina de Tóquio está sob suspeita...

Mulheres pedem mobilização por maior participação feminina na política

Mulheres negras A secretária de Políticas de Ações Afirmativas...

para lembrar

spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=