Milhares de torcedores fazem festa para a seleção sul-africana

O técnico Parreira e mais sete jogadores desfilaram por algumas ruas de Joanesburgo seguidos por 200 mil pessoas. No treino, a seleção ainda recebeu a visita do presidente Jacob Zuma.


Uma quarta-feira em que a paixão pelo futebol produziu uma festa lindíssima. Milhares de torcedores foram pras ruas acompanhar o desfile de integrantes da seleção sul-africana. A gente vê na reportagem de Renato Ribeiro e Edu Bernardes.

 

Eles acordaram cedo para atender a um chamado. A dois dias da Copa, todos foram convidados a participar de uma festa na hora do almoço.

 

Camisa no peito e corneta na mão. Meio-dia na África do Sul. Em todo país, ecoam os sons das vuvuzelas, mas em nenhum outro lugar o barulho é tão grande quanto em frente à concentração da seleção sul-africana. Uma multidão dá uma incrível demonstração de apio aos Bafana-Bafana.

 

Os Bafana-Bafana, os meninos-meninos, apelido do time, transformaram a quarta-feira em um meio feriado. Coreografias nas ruas, cabelos loucos, gente fantasiada. A mesma imagem em todo o país.

 

Até quando a seleção da Holanda passou, foi recebida com festa. Torcedores filmando jogadores e vice-versa.

 

A multidão ficou tão grande que o técnico Parreira cedeu. Em ônibus aberto, ele e mais sete jogadores desfilaram por algumas ruas de Joanesburgo, diante de 200 mil pessoas em êxtase: crianças, adultos, brancos, negros, indianos, turistas. Todos juntos.

 

Uma imagem comum de se ver em conquistas de títulos, mas jamais vista antes de um torneio. É uma mistura de sentimentos: amor à seleção, ao país e um orgulho imenso de receber o mundo.

 

“Duzentas mil pessoas com aquela alegria, com aquele sorriso, com aquela emoção, aquela simpatia toda naturalmente. Gente até chorando de alegria. Mostra que esse país é do futebol também”.

 

Depois, no treino, a seleção ainda recebeu a visita do presidente Jacob Zuma. Um dia e tanto no país do Mundial.

 

Nesta quarta, nas ruas, surgiu quem promete ser o craque dessa Copa: o povo sul-africano.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Babu Santana recebe homenagem hoje na abertura da Mostra de Tiradentes

“Quero outros médicos, outros gays, outros cantores... Quero continuar...

Hugo Sanbone faz show em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Na próxima quinta-feira (20), o maestro Hugo Sanbone e...

Mano Brown responde a Lobão

Lançando o livro Manifesto do Nada na Terra do...

para lembrar

Modelo com vitiligo vence preconceito e faz carreira

A modelo Chantelle Brown-Young, mais conhecida por Winnie Harlow,...

O fotógrafo Charles Moore e a prisão de Martin Luther King

Charles Moore (1931-2010) foi o único fotógrafo a registrar...

Culturas de matrizes africanas: Ostracismo e estigma e seus efeitos psicopatológicos

Resumo: O artigo discute questões como o Ostracismo e o...

Artista homenageia homens e mulheres negros cujas histórias foram apagadas

A artista Bisa Butler encontrou um meio incomum de...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento recebe título de ‘Doutor Honoris Causa’ pela Unicamp

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou, nesta terça-feira (26), o título de doutor Honoris Causa ao músico Milton Nascimento. A decisão foi unânime, com 62 votos....

Tragédia em AL: “vivemos um luto coletivo”, diz moradora 

A dor tomou os olhares dos moradores de União dos Palmares (AL), que vivem o luto coletivo após a morte de 18 pessoas em um...

Exposição com cerca de 70 pinturas de Abdias Nascimento será aberta em Franca, cidade natal do intelectual e ativista pan-africanista, quando são comemorados os...

Em 28 de novembro será aberta a exposição Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público de Franca a faceta...
-+=