quarta-feira, agosto 10, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoMiss Brasil 2016 fala do medo de participar do concurso por ser...

Miss Brasil 2016 fala do medo de participar do concurso por ser negra

Raissa Santana lembrou da expectativa de quando participou da competição de beleza, nesta quinta-feira (19), em conversa no “Programa do Porchat”

Por Ricardo Cruz, do R7

Reprodução/Instagram

Raissa Santana, Miss Brasil 2016, falou do medo de participar da competição por ser negra. No Programa do Porchat, nesta quinta-feira (19), Raissa comentou os motivos da baixa adesão de mulheres negras na disputa.

Em conversa com o apresentador, Santana lembrou a pressão que sentiu em relação ao desempenho no concurso. Na ocasião, fazia 30 anos que uma mulher negra não vencia.

— Para mim foi um pouco difícil. Juntou uma torcida muito grande. Uma expectativa muito grande em mim e isso pesa um pouco.

Ao longo de 64 anos do Miss Brasil, apenas três brasileiras negras receberam a faixa. A primeira foi Deise Nunes, em 1986, Raissa Santana, em 2016, e Monalysa Alcântara, em 2017.

Raissa lembrou que a baixa adesão, embora tenha sido um pouco maior no ano em que participou, ainda está associada ao receio dessas mulheres de não se encaixarem no “padrão”.

— Foram seis negras. Isso vem de uma mudança muito grande da sociedade. E as meninas, às vezes, ficam com um pouco de medo de participar por conta disso, desse padrão. Sempre o mesmo padrão de beleza. Eu tinha esse medo quando eu participei. A maioria das meninas tinham.

Veja um trecho da participação do Programa do Porchat

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench