Norte-africanos também têm traços de hibridação com Neandertais

Foram analisados 780 mil marcadores genéticos
de sete populações do norte de África

As populações do norte de África apresentam, tal como as populações não africanas, traços genéticos de hibridação com o homo neanderthalensis, espécie desaparecida entre 30 mil e 24 mil anos.

Desde a descoberta da hibridação entre as duas espécies de homo (sapiens e neanderthalensis) que se pensava que apenas as populações de origem europeia e asiática tinham registo dessa mescla, visto os Neandertais não terem habitado África.

Nesta nova investigação, cujos resultados estão publicados na revista «Plos ONE», foram analisados os genomas de sete populações do norte de África: do Egipto, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos e Sahara ocidental. Ao estudarem 780 mil marcadores genéticos do genoma de 125 pessoas, os investigadores detectaram um excesso de variantes partilhadas com os Neandertais em comparação com os genomas de africanos subsarianos que usaram como referência.

“Os resultados indicam que as únicas populações de humanos modernos sem rasto genético dos Neandertais são as que se encontram a sul do Sahara”, indica o investigador do Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol (CSIC) Carles Lalueza-Fox, que trabalha no Instituto de Biologia Evolutiva, um centro misto de CSIC e da Universidade Pompeu Fabra.

O trabalho sugere, portanto, que as populações norte-africanas, modeladas por uma complexa história evolutiva marcada por diversos movimentos migratórios são o resultado de uma migração de regresso a África, depois do contacto dos humanos modernos com os Neandertais do Próximo Oriente.
“Estes resultados não significam que tenha havido Neandertais no continente africano, já que os registos fósseis não apresentam esses traços”, esclarece Lalueza‐Fox.

 

 

Fonte: Ciência Hoje 

+ sobre o tema

Michelle Obama e Hillary homenageiam Sojourner Truth negra que lutou contra escravidão

Washington, 28 abr (EFE).- Michelle Obama e Hillary Clinton...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Luis Vagner, o guitarreiro que foi do twist ao samba-rock para animar o terreiro brasileiro

♪ OBITUÁRIO – “Luis Wagner guitarreiro / Liga essa...

para lembrar

Oprah admite “101 erros” com canal de TV mas promete continuar

Oprah Winfrey admitiu que havia cometido erros ao criar...

Hospital da Gente – com o grupo Clariô de Teatro

Dentro de uma favela construída, pau-à-pau. Um ambiente que...

Pesquisador analisa expressões da cultura de resistência da periferia do DF

O trabalho do pesquisador Lucas da Silva foi selecionado...

“The Hiphop Archive” (WEB Du Bois Institute – Harvard University)

Em meados de 2009, quando comecei a desenhar...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=