Novo consumidor africano é alvo para economia global em crise

Libreville, 18 jun (EFE).- Enquanto a economia global atravessa as turbulências próprias de uma crise, os gigantes econômicos olham em direção a novos e dinâmicos mercados, como o da África Subsaariana, onde emerge uma figura a ser explorada: o consumidor africano.

Com uma população jovem, cada vez melhor formada e com um aumento tímido, mas progressivo, de sua capacidade aquisitiva, a região africana ao sul do deserto do Saara desponta como um apetecível destino de investimentos e manufaturas.

“Se vê um novo tipo de consumidor: aumentou o consumo elétrico, demanda por novos produtos, como smartphones, e cada vez querem as coisas com mais velocidade”, diz o gabonês Willy Conrad Asseko, diretor da companhia de transporte sob medida “Les Transports Citadins”.

O exemplo do telefone é o mais recorrente em uma região na qual, praticamente, não existiam linhas fixas para o grande público, e onde se saltou do nada ao telefone celular em questão de poucos anos.

“Há 5 bilhões de telefones celulares na África, a maioria de segunda mão. Deveríamos diminuir o preço para que possam ser adquiridos novos. É preciso se adaptar ao entorno, pensar nos conteúdos de forma local”, aponta Verone Mankou, fundador da congolesa VMK, fabricante dos primeiros smartphone e tablet africanos.

Para a fundadora da revista camaronesa “Je Wanda”, Celine Victoria Fotso, o fornecimento de conteúdo local é essencial: “Querem programas de televisão, séries, filmes… Algumas vezes não há oferta destas coisas, e é preciso trazê-las de outras partes do mundo”.

As diferenças em relação a outros novos consumidores recentes, como os asiáticos, são apontadas pelo diretor da empresa de telecomunicações Bharti Aritel, o indiano Manoj Kohli.

“Enquanto o consumidor asiático fala mais por telefone, o africano usa mais a internet (no dispositivo móvel). Também na hora de usar os bancos online e o telefone como cartão de crédito. Os africanos vão muito rápido: deram um salto que demorou muitos anos na Europa e nos Estados Unidos”, afirma Kohli.

Em uma sociedade pouco familiarizada com os bancos tradicionais, a possibilidade de realizar transações através dos aparelhos móveis é muito popular e traz numerosos dividendos.

“Vocês verão na próxima década. Isto – diz o empresário indiano enquanto saca um telefone do bolso e o mostra aos participantes do Fórum Nova York África, que terminou no domingo (16) em Libreville – se transformou em um caixa. E os ocidentais talvez tenham que se adaptar. É um sistema muito rápido e confiável”.
No entanto, o novo consumo na África também apresenta desafios.

“Vejo como o dinheiro (do consumidor africano) passa cada vez mais do consumo alimentar ao não alimentar, mas me preocupa a faixa entre o consumo urbano e o rural (na África). Na Ásia, o dinheiro não ficou restrito ao nível urbano”, acrescenta Kohli.

Em algumas ocasiões, a falta de oferta e alcance se deve às dificuldades técnicas de uma empresa, por isso vários governos trabalham para acelerar estes processos que, em último caso, estimularão também seu crescimento.

A diretora do Painel ruandês de Desenvolvimento, Clare Akamanzi, afirma que “agora, criar uma empresa em Ruanda custa 6 horas, e foi reduzido o custo para começar um negócio de US$ 340 para US$ 25”.

No entanto, os perfis traçados pelos conferentes se desenham com traços muito amplos, devido às profundas diferenças entre a situação econômica dos mais de 40 países da região, além da desigualdade econômica dentro dos próprios estados.

O novo consumo dos países africanos e o comércio intra-africano são alguns dos temas abordados pelos mais de 180 líderes políticos e empresariais participantes do Fórum Nova York África. EFE

 

África e suas lutas

 

Fonte: Yahoo

 

+ sobre o tema

Chuchu com camarão, prato genuinamente brasileiro criado por africanos no século 16

A origem africana de várias comidas típicas brasileiras. A...

Filme de Claudinho e Buchecha, Nosso Sonho é maior bilheteria nacional de 2023

Filme que conta a história de Claudinho & Buchecha, Nosso Sonho se...

“A imagem de um herói negro nessa escala é realmente empolgante”, diz roteirista

Em entrevista ao Mother Jones, Joe Robert Cole afirmou...

Manchas e quelóides são mais comuns na mulher negra

Apesar de ser mais firme e elástica, a pele...

para lembrar

Trabalho escravo, esquecimento e a cachaça Ypióca, por Marcelo d´Salete

TEXTO MARCELO D'SALETE 150 anos da cachaça Ypióca A memória pode ser...

‘Negras de lá, Negras daqui’: Antologia junta escritoras africanas e afrobrasileiras

Nesse contexto o projeto Raízes pensou em juntar escritoras...

Petrônio Domingues – Movimento Negro Brasileiro:alguns apontamentos históricos

Petrônio Domingues∗∗A finalidade deste artigo é fazer alguns apontamentos...

Feminismo, negritude e antepassados, Pop Sugar chamou Karol Conka de “resposta brasileira à Beyoncé”

Mídia internacional compara Karol Conka com Beyoncé Após a abertura...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=