O camelo no buraco de uma agulha

A nós, pobres, resta rir e imaginar o que faríamos com tanto dinheiro. Eu compraria um avião e entraria na lista de mais poluidores do planeta

A definição de pobre que repito pra mim mesma é qualquer pessoa que, se parar de trabalhar, morre de fome. Esta sou eu, uma pobre. Uma pessoa que precisa trocar sua força produtiva, tempo, energia, vitalidade, juventude, corpo, inteligência, saúde, por dinheiro.

Claro, eu não sou tão pobre que precise usar todo o dinheiro que eu ganho com necessidades básicas para manter meus órgãos vitais funcionando, como água e comida. Geralmente “sobra” algum para pagar aluguel, beber vinho argentino e português com meus amigos, andar de carro de aplicativos de transporte, pagar internet cara, comprar um celular novo, pintar a casa das cores que eu quiser, almoçar fora aos domingos, comprar roupas e outras coisas de que não preciso em sites da China. Mas, mesmo assim, eu sou pobre. E só não sou mais pobre porque trabalho feito uma condenada.

Como uma boa pobre, eu não confio em ricos, e, se os ricos forem bilionários, eu confio menos ainda. E olhe lá, não é preconceito, porque eu até tenho amigos que são. Mas é um pessoal cheio de estranhezas, que às vezes até gosta de se fantasiar de pobre.

Esses dias eu estava lendo sobre o quiet luxury, uma tendência de bilionários sobre a não ostentação. Afinal, um bilionário reconhece o outro, e não precisa fazer alarde com estampas e marcas. O mais estranho é que o atual homem mais rico do mundo construiu sua fortuna vendendo estampas e marcas.

Mal sabem que, no início dos anos 1980, Carlos Drummond de Andrade já havia escrito o poema “Eu, etiqueta”, e falado tudo sobre isso. Felizmente, sou uma pobre que teve o prazer de ler o texto na oitava série, e nunca mais desaprendi essa aula-poema sobre consumo.

Sou adepta da loud poverty: uma vez encontrei uma promoção de sabão em pó no supermercado e enviei mensagens para todos os amigos, também pobres, porque eles não podiam perder aquilo.

O moço que veio montar meu guarda-roupa essa semana me perguntou se havia visto a malsucedida expedição dos bilionários ao Titanic. Gildo estava, na verdade, tentando me evangelizar para o cristianismo e me fez lembrar das palavras de Jesus em Mateus 19:23: “É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino dos Céus”. Como bom angolano, Gildo resumiu em uma frase tudo o que eu penso: “Os ricos têm muitos problemas”.

Segundo a revista Forbes, o mundo tem 2.640 bilionários e muitos deles estão dispostos a arriscar não a fortuna, mas a vida em aventuras como a do Titan, pagando US$ 250 mil pela experiência exclusiva de um passeio a quase quatro mil metros de profundidade.

Deve ser ruim pra cabeça a possibilidade de poder fazer qualquer coisa, de comprar qualquer coisa, e não se maravilhar com um pôr de sol. Ou precisar fazer coisas muito extremas, ir a lugares inimagináveis, para valorizar o que tem em casa. Enquanto isso, meu coração está disparado porque consegui comprar um guarda-roupa.

Eu me sinto privilegiada por poder pagar a terapia e “ver resultado”, enquanto eles poderiam pagar o terapeuta mais caro do mundo. Não é possível que alguém com tanto dinheiro na conta bancária continue precisando trair a namorada com meninas conquistadas no Instagram e não vá procurar um terapeuta.

A nós, os pobres, resta rir, fazer memes e imaginar o que faríamos se tivéssemos tanto dinheiro. Eu compraria um avião e entraria na lista de pessoas mais poluidoras do planeta, junto com a Taylor Swift e o Jay Z. Não me julguem.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Pandemia empurrou mais 118 milhões de pessoas para a fome no mundo em 2020

Cerca de 118 milhões de pessoas em todo o...

Ação contra desigualdade salarial leva meninas a entrevistas

Para receber o mesmo que os homens, as mulheres...

Um Brasil desigual, violento e triste

Proporção de domicílios com acesso ao Bolsa Família caiu...

Fórum da ONU Mulheres anuncia US$ 40 bi para combate à desigualdade de gênero

O fórum Generation Equality, organizado pela ONU Mulheres em parceria com...
spot_imgspot_img

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Quase metade das crianças até 5 anos vivia na pobreza em 2022, diz IBGE

Quase metade das crianças de zero a cinco anos vivia em situação de pobreza no Brasil em 2022, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro...
-+=