Guest Post »

O encarceramento das mulheres negras em debate

No dia 28 de setembro, sexta-feira, das 9 às 17h, no Salão Internacional, no Pavilhão Ernani Braga dos Campi/Fiocruz (COGIC) o II Ciclo de Debates: Justiça para as Mulheres Negras em Situação de Prisão Provisória no Estado do Rio de Janeiro. São parceiros da iniciativa: Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE/RJ), Núcleo de Prática Jurídica da UNIRIO, NIREMA/PUC – RJ, Fórum de Justiça. O ciclo é financiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Por Jurema Werneck em seu Facebok 

Reprodução/Facebook

Os objetivos do evento são ampliar os debates sobre a crescente taxa de encarceramento de mulheres em prisão provisória; aprofundar o estado da arte em questões penais, direitos humanos, raça e gênero; aventar soluções em rede diante da situação do crescente encarceramento provisório de mulheres negras e, em especial, em sede do projeto que guia esta atividade.

Como perguntas orientadoras para nossos debates, apontamos: Por que a política criminal atual tem encarcerado cada vez mais mulheres, em especial mulheres negras? Como os ativismos, a criminologia e a sociologia têm olhado estes campos?

Os diálogos reúnem mulheres que já vivenciaram o cárcere, familiares, ativistas, membras (os) de organizações sociais, advogadas(os), servidoras(es) da administração da Justiça (Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, etc.) e pesquisadoras(es) com a finalidade de promover um encontro altamente qualificado e diverso em saberes, campos de pesquisa/estudo, vivências e atuações.

Garanta sua inscrição preenchendo o formulário (https://goo.gl/forms/FKKceO3Vb1bUDrxi2) e concorra a a um exemplar do livro “Estarão as Prisões Obsoletas?”, de Angela Davis, que será sorteado durante o evento para quem estiver presente. ACOMPANHE MAIS NOVIDADES SOBRE O SEGUNDO CICLO E DIVULGUE O EVENTO: https://goo.gl/zSg8Ph

Related posts