Parece, mas não é

'Reverência' à negritude se aplica quando há prazo de validade definido e o assunto é diversão

Carnaval é uma época do ano em que o Brasil parece ter orgulho de suas raízes africanas —apesar de a festividade ter origem europeia. Quem vê de fora até pensa que aqui há uma democracia racial e reinam a harmonia e o apreço pela cultura negra em toda a sua magnitude. Ao ritmo do samba, do axé e do frevo, o brasileiro se mistura.

Para tudo acabar na quarta-feira…

A festa mais popular do país, onde a criatividade se materializa numa espetacular manifestação cultural, é o momento em que o negro tem algum protagonismo. O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, considerado o maior espetáculo da Terra, é prova disso. A “paradinha” da bateria (invenção de Mestre André da Mocidade Independente), que mudou a forma de tocar samba, serve de exemplo.

Mas a “reverência” à negritude se aplica quando há prazo de validade definido e o assunto é diversão, cenário em que está garantida a preservação do status quo. Com isso, se mantém a desvantagem histórica de pretos e pardos, que seguirão tocando suas vidas em pé de desigualdade em múltiplas dimensões. Inclusive no Carnaval, quando são avaliados por comissões julgadoras formadas majoritariamente por brancos.

Na prática, não deixa de ser mais uma usurpação. Em situações específicas, o racismo e o preconceito que marginalizam a cultura afro permitem a celebração de tradições e de personagens que habitualmente deprecia, desde que o protagonismo negro seja esvaziado.

Em Salvador, os cordeiros (quem mantém foliões pagantes separados dos demais) penaram para conseguir 20 reais de aumento na diária de 2024. E o tradicional bloco afro Araketu, de origem periférica, anunciou que não vai desfilar por falta de incentivo da prefeitura.

Enquanto a negritude for tema recreativo, o Brasil continuará mantendo um apartheid socioeconômico baseado na raça, a despeito do arcabouço legal em contrário. Mas é tempo de festa. E parece até que está tudo bem.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Mostra destaca a contribuição de Zózimo Bulbul para a cultura negra

O ator e cineasta Zózimo Bulbul, que morreu em...

Margareth Menezes faz homenagem aos 40 anos do bloco afro Olodum

Com 32 anos de carreira, ela entrou no circuito...

Com ‘Oitentáculos’, Nei Lopes se consagra o griô da poesia brasileira

"Oitentáculos" é o terceiro livro de poesias de Nei Lopes....
spot_imgspot_img

Brasília negra

Antes de abrigar os principais prédios públicos do país, a Esplanada dos Ministérios era um campo aberto onde descendentes de escravizados levavam o gado...

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

O Brasil branco é um produto de cotas

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou cotas anteriormente. Errado. O...
-+=