Pessoas negras têm 4,5 vezes mais chances de sofrerem algum tipo de abordagem policial

Oito em cada dez pessoas negras já foram abordadas pela polícia. Entre as brancas, duas em dez se lembram de ter passado pelo procedimento.

A conclusão faz parte da pesquisa “Por que eu?”, levantamento inédito feito pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e o data_labe, que ouviu 1.018 pessoas entre maio e junho de 2021, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O relatório será lançado amanhã no site oficial do data_labe. Haverá ainda duas apresentações presenciais sobre o levantamento, em eventos abertos ao público: na própria quinta-feira, às 14h30, na sede do Observatório de Favelas, no Rio de Janeiro; e dia 7 de agosto, 15h, na Ocupação 9 de julho, em São Paulo.

Segundo o relatório, que teve seus registros, textos analíticos e bibliografia organizados entre junho de 2021 e junho de 2022, ser negro nos dois estados pesquisados significa ter risco 4,5 vezes maior de sofrer uma abordagem policial, em comparação com uma pessoa branca.

No grupo daqueles que declararam ter sido abordados mais de 10 vezes, entre os negros, o percentual foi mais que o dobro (19,1%) em relação aos respondentes brancos (8,5%).

“Os dados mostram que o policiamento ostensivo se distribui e se concentra desigualmente quando considerados os diferentes grupos raciais, havendo maior vigilância e controle sobre a população negra”, destaca Paulo Mota, coordenador de dados do data_labe, responsável pela metodologia do estudo.

+ sobre o tema

SOS Racismo satisfeita com condenação de Mário Machado

A associação SOS Racismo congratulou-se hoje com a condenação...

Corpos Negros Ainda Estão na Mira #LegadoMarielle

Desde muito pequena aprendi sobre o assédio feminino, abordagem...

‘Racismo mata todos os dias’, diz diretora que disputa vaga no Oscar

Confira entrevista com a cineasta Camila de Moraes, gaúcha...

para lembrar

Bang Bang da violência em SP gera medo de bandidos e policiais

Tiros na noite. O cinegrafista amador achou que os...

São Paulo viu crescer 46,8% os casos de denúncias de crimes de racismo

por PLÍNIO DELPHINO  O número de queixas sobre discriminação por...

ONU diz que polícia brasileira mata 5 por dia; maioria é afrodescendente

A Organização das Nações Unidas (ONU) acusa a polícia...

Racismo: país entra numa nova fase

Por Weden Não há, no mundo, país sem racismo....
spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=