Plano de aula: Os estereótipos na figura da mulher africana

Enviado por / FonteLilian Aguiar

Plano de aula: Os estereótipos na figura da mulher africana. Imagens, fotografias e obras de arte são formas simbólicas, impregnadas pelo forte caráter subjetivo de quem as produziu e de quem as contempla. O professor deve estar preparado para realizar com os alunos um estudo com esse tipo de recurso que vai além dos estereótipos e das formas padronizadas de um conhecimento sustentado por um paradigma técnico.

Professor, peça aos alunos que observem atentamente a imagem abaixo:

A mulher africana é personagem de extrema importância na escrita da história brasileira

Questione-os sobre as primeiras impressões que tiveram ao observar a fotografia. Depois de estar ciente das possiblidades interpretativas do seu aluno, trabalhe o conceito de estereótipo e depois explique a seus alunos que:

• O continente africano teve papel fundamental na construção da identidade brasileira, mas a imagem que se tem do continente é ainda muito limitada e repleta de estereótipos como: lugar onde existe uma profunda miséria, guerras étnicas, instabilidade política, AIDS, fome, decadência econômica e no meio disso tudo uma natureza selvagem e repleta de ambientes exóticos.

• Ao nos depararmos com o tema a mulher africana, observamos que ela foi descrita de forma totalmente estereotipada ao longo da história. A imagem que temos da mulher africana é simbolizada por um forte apelo sexual. Ela também passa a imagem de ser uma mulher exótica, passiva, muda e uma mãe sofredora, por ver seus filhos morrendo de fome.

• Assim, através de opiniões pré-formadas foi negada à mulher africana qualquer tentativa de compreendê-la na sua integridade e diversidade. Essa mulher participou e participa ativamente como sujeito histórico, assim como qualquer europeia, indiana, americana.

Sugiro ao professor:

• Forme grupos de três componentes e, a partir da breve explicação, elabore questões que permitam que os alunos cheguem a determinadas conclusões. Essa abordagem chama-se trabalho dirigido e um dos objetivos dele é fomentar debates entre os diversos grupos para a confrontação das respostas e depois instigá-los na reconstrução, de forma coletiva, do conceito de estereótipo e do tema em questão.

Todas as mulheres da Galeria são Africanas

Por Lilian Aguiar – Graduada em História

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

para lembrar

Discalculia, o transtorno por trás da dificuldade de aprender matemática

"O fracasso na matemática ─ assim como o fracasso...

Docentes se destacam em projetos, apesar da adversidades

Na contramão das dificuldades, professores apostam em iniciativas que...

Formação do professor – Haddad anuncia gratuidade da pós-graduação em educação

Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo...
spot_imgspot_img

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial, que cumprem os requisitos para serem beneficiados pelo Pé-de-Meia Licenciaturas, devem concluir a inscrição no programa...

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...
-+=