Quase 90% dos deputados de SP tentarão se reeleger

Nove deles tentarão uma vaga na Câmara; um pode abandonar política

Quase 90% dos deputados estaduais de São Paulo devem tentar se reeleger para um novo mandato nas eleições de outubro deste ano. Um levantamento feito pelo R7 com as assessorias e os gabinetes dos 94 deputados da Assembleia Legislativa paulista mostra que 84 deles são pré-candidatos à reeleição. Outros nove tentarão mudar de ares, elegendo-se deputados federais em Brasília. Apenas um deles ainda não sabe qual será seu futuro político.

Entre os deputados paulistas, há alguns com bastante experiência na Assembleia. É o caso de Antonio Salim Curiati (PP), que aos 82 anos vai tentar se eleger para o nono mandato na Casa. Mauro Bragatto (PSDB) tenta ir para a oitava legislatura. Já Edson Ferrarini (PTB), Conte Lopes (PTB) e Vitor Sapienza (PPS), são pré-candidatos à reeleição para o sétimo mandato.
Na ponta oposta, deputados jovens e em primeiro mandato também tentarão a reeleição. É o caso dos caçulas da Assembleia, Vanessa Damo (PMDB) e Bruno Covas (PSDB) – ambos têm 29 anos e tentarão ir para a segunda legislatura. Contando mais alguns jovens e outros nem tanto, o número total de deputados que tentam ir do primeiro para o segundo mandato é de 38.
Para Bruno Covas, neto do ex-governador Mario Covas, morto em 2001, o fato de a grande maioria dos deputados tentar a reeleição não é ruim.

– O número de reeleitos na Assembleia tem ficado historicamente em cerca de 50. Nos Estados Unidos tem eleição para deputado a cada dois anos, e o índice de reeleição é maior que 90%. Isso não significa que o Congresso seja melhor ou pior. Se o eleitor confia ele vai reeleger. Se ele quer um quadro novo vai alterar. Não há um índice ótimo.

Já Curiati, o mais experiente dos deputados, não demonstra cansaço apesar dos 82 anos e oito mandatos na Assembleia de SP. Ele diz que tem ânimo de sobra para o nono mandato de deputado estadual.

Na minoria dos que não tentarão a reeleição, estão os nove que tentarão ser deputados federais. Entre eles, nomes importantes da Assembleia como o presidente, Barros Munhoz (PSDB), no terceiro mandato, o líder do governo, Vaz de Lima, no quarto, e o petista Vanderlei Siraque, no terceiro.

O único deputado estadual que ainda não decidiu seu futuro político foi André Soares (DEM). Advogado de 35 anos, ele ainda não decidiu se continuará na política.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Candidatos ignoram combate ao racismo em debates em SP, 2ª capital mais desigual do país

As políticas de combate ao racismo foram praticamente ignoradas até agora...

Direita invisibiliza mulheres, negros e LGBTI+ em seus planos de governo, dizem especialistas

Violências, falta de políticas públicas, dificuldade para acessar direitos...

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

Apenas uma parte ínfima dos incêndios florestais que se...

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

A campanha eleitoral para prefeitos e vereadores registra até...

para lembrar

História desenterrada

Arqueólogos encontram no Instituto dos Pretos Novos, no Rio,...

Celso de Mello vota a favor dos embargos infringentes e garante direito dos réus

O ministro Celso de Mello votou, nesta quarta-feira, favoravelmente...

Fernando Rodrigues se recusa a entregar dados á CPI do HSBC

O repórter Fernando Rodrigues, do portal UOL, primeiro jornalista...

Estatuto da Igualdade Racial representa avanço histórico

Fonte: Clubes Negros O Estatuto da Igualdade Racial (PL 6264/2005,...

Vote contra o racismo ambiental e por políticas de adaptação climática antirracista

Eu nasci e cresci em Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo. Periferia rural, longe do centro, repleta de cachoeiras, território indígena,...

‘Uma pessoa negra toma todo dia uma dose de racismo’, diz Macaé Evaristo

A ministra Macaé Evaristo assumiu o Ministério de Direitos Humanos no meio de um trauma, que eclodiu no meio dos movimentos sociais, e ao...

Caso Miguel: STJ suspende ação que condenou ex-patrões a pagarem indenização de R$ 1 milhão à família do menino

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a ação que condenou Sari Corte Real e o ex-prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker, a pagarem uma indenização...
-+=