Nove deles tentarão uma vaga na Câmara; um pode abandonar política
Quase 90% dos deputados estaduais de São Paulo devem tentar se reeleger para um novo mandato nas eleições de outubro deste ano. Um levantamento feito pelo R7 com as assessorias e os gabinetes dos 94 deputados da Assembleia Legislativa paulista mostra que 84 deles são pré-candidatos à reeleição. Outros nove tentarão mudar de ares, elegendo-se deputados federais em Brasília. Apenas um deles ainda não sabe qual será seu futuro político.
Entre os deputados paulistas, há alguns com bastante experiência na Assembleia. É o caso de Antonio Salim Curiati (PP), que aos 82 anos vai tentar se eleger para o nono mandato na Casa. Mauro Bragatto (PSDB) tenta ir para a oitava legislatura. Já Edson Ferrarini (PTB), Conte Lopes (PTB) e Vitor Sapienza (PPS), são pré-candidatos à reeleição para o sétimo mandato.
Na ponta oposta, deputados jovens e em primeiro mandato também tentarão a reeleição. É o caso dos caçulas da Assembleia, Vanessa Damo (PMDB) e Bruno Covas (PSDB) – ambos têm 29 anos e tentarão ir para a segunda legislatura. Contando mais alguns jovens e outros nem tanto, o número total de deputados que tentam ir do primeiro para o segundo mandato é de 38.
Para Bruno Covas, neto do ex-governador Mario Covas, morto em 2001, o fato de a grande maioria dos deputados tentar a reeleição não é ruim.
– O número de reeleitos na Assembleia tem ficado historicamente em cerca de 50. Nos Estados Unidos tem eleição para deputado a cada dois anos, e o índice de reeleição é maior que 90%. Isso não significa que o Congresso seja melhor ou pior. Se o eleitor confia ele vai reeleger. Se ele quer um quadro novo vai alterar. Não há um índice ótimo.
Já Curiati, o mais experiente dos deputados, não demonstra cansaço apesar dos 82 anos e oito mandatos na Assembleia de SP. Ele diz que tem ânimo de sobra para o nono mandato de deputado estadual.
Na minoria dos que não tentarão a reeleição, estão os nove que tentarão ser deputados federais. Entre eles, nomes importantes da Assembleia como o presidente, Barros Munhoz (PSDB), no terceiro mandato, o líder do governo, Vaz de Lima, no quarto, e o petista Vanderlei Siraque, no terceiro.
O único deputado estadual que ainda não decidiu seu futuro político foi André Soares (DEM). Advogado de 35 anos, ele ainda não decidiu se continuará na política.
Fonte: R7