Racismo abala Neymar por que ele não acha que é negro

A torcida do Espanyol não atacou apenas Neymar no jogo de ontem em Barcelona. Messi (problemas com o Fisco), Piquet (xingamentos à sua mulher Shakira) e Suárez (chamado de canibal) também foram vítimas. Mas os insultos racistas a Neymar ganharam repercussão planetária. Só se fala nisso.

por Marcondes Brito no Terceiro Tempo

Neymar manteve o silêncio. Não postou nada em suas badaladas páginas nas redes sociais (só no Twitter tem mais de 20 milhões de seguidores), mas é quase certo que tenha ficado abalado, muito chateado mesmo!.

Não foi a primeira vez que isso aconteceu. Em 2011, a seleção brasileira enfrentou a Escócia em amistoso em Londres. Neymar jogou muito bem, fez dois gol, mas o jogo ficou marcado por um ato externo: o atleta disputava uma bola próximo à linha de fundo quando foi atirada uma banana em sua direção. O jogo foi paralisado, a banana retirada, e o autor do lançamento identificado e punido, horas depois.

Em abril de 2014, após mais uma derrota do Barcelona, a torcida do time catalão foi até o centro de treinamentos da equipe e insultou os jogadores, dizendo que eles “só pensam na Copa do Mundo” e não se comprometem com a equipe. Quando passou Neymar, os torcedores imitaram o som emitido por macacos. O ídolo da seleção brasileira não falou nada sobre o assunto, limitando-se  a postar mensagens enigmáticas no Instagram: “Tem horas que a caminhada é difícil”.

A grande verdade é que essa questão do racismo incomoda Neymar muito mais do que podemos imaginar. Quando tinha 18 anos e atuava pelo Santos, o craque deu entrevista à jornalista Sonia Racy, do Estadão, e surgiu a inevitável pergunta:

“Já foi vítima de racismo?”, questionou Racy.

A resposta de Neymar: “Nunca. Nem dentro e nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?”.

Leia também:  

+ sobre o tema

para lembrar

“Em Espanha, negro e champanhe não combinam”

O antigo internacional francês, Marcel Desailly criticou os recentes...

O Centenário Alviverde

Completa hoje 100 anos de história o Palmeiras, equipe...

Mãe de Gabriel Jesus marca firme: “Filho meu baixa a cabeça quando eu falo”

Nos gramados, Gabriel Jesus tem sido um terror para...

Copa precisa trazer benefícios ao povo sul-africano, diz Nelson Mandela

Ex-presidente disse que Mundial de futebol é um "privilégio"...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=