Retratos do Brasil Negro

Selo Negro & Livraria Cultura

Lançamento da coleção

Retratos do Brasil Negro

 

Organizadora: Vera Lúcia Benedito

A Selo Negro Edições promoverá em outubro o lançamento da Coleção Retratos do Brasil Negro.
No dia 6 de outubro (terça-feira), das 18h30 às 21h30, o lançamento será na Livraria Cultura (Conjunto Nacional), em São Paulo. A livraria fica na Av. Paulista, 2.073.


No dia 8 de outubro (quinta-feira), das 19 às 22 horas, a organizadora da coleção, autores e biografados recebem amigos e convidados na Livraria Argumento (Leblon), no Rio de Janeiro. A livraria fica na Rua Dias Ferreira, 417.


A coleção, que começa com as biografias de Nei Lopes, Sueli Carneiro e Abdias Nascimento, aborda a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

A primeira biografia da coleção Retratos do Brasil Negro, escrita pelo jornalista Oswaldo Faustino, é de Nei Lopes, um brasileiro comprometido com sua terra e com a cultura de seu povo. Sempre criativo em suas realizações, ele vem enriquecendo o panorama da cultura nacional com a singular capacidade de elaborar e interpretar a dimensão m ais densa e profunda da africanidade no país. Sua vasta obra intelectual e musical constitui um rico acervo de informações e ideias sobre a cultura afro-brasileira, além de refletir de maneira magistral a luta antirracista no país.

Já a segunda biografia, da jornalista Rosane Borges, contempla a história de Sueli Carneiro, ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Feminista e intelectual, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli é uma das personalidades políticas mais instigantes da atualidade. Entender sua história de vida, suas influências e as mudanças concretas geradas por sua militância é compreender parte do cenário espacial, político e geográfico do movimento social negro contemporâneo.

Abdias Nascimento, o terceiro biografado da coleção, é um dos maiores pensadores negros do mundo. Sua luta pela igualdade racial e sua vida marcada por desafios são fielmente registradas nesta biografia: da infância humilde à criação do Teatro Experimental do Negro, passando por sua atuação como deputado federal. No livro, a jornalista Sandra Almada recupera a vida e a obra desse dramaturgo, ator, acadêmico, político, artista plástico, poeta e militante reconhecido internacionalmente, resgatando as origens de sua combatividade.
Clique aqui para saber mais sobre a coleção Retratos do Brasil Negro.

+ sobre o tema

Bolt passeia e avança fácil nos 100 m; brasileiro fica fora

O recordista mundial Usain Bolt fez o tempo mais...

Se não me vejo não compro: 12 Filmes Black e Românticos no Netflix

Bateu aquela vontade de assistir um 'filminho' romântico pra...

Uberlândia: Desabafo de um Cristão Negro

por: Alex Vinícius Dias        ...

para lembrar

Conheça a nova geração que está revolucionando o teatro negro no Rio

Grupos, diretores e autores ampliam representatividade e buscam mais...

Escola flutuante em favela africana ganha prêmio de design

Uma exposição no Museu do Design de Londres reúne...

Racismo se mantém velado

Minas tem uma denúncia a cada dois dias, mas...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=