Retratos do Brasil Negro

Selo Negro & Livraria Cultura

Lançamento da coleção

Retratos do Brasil Negro

 

Organizadora: Vera Lúcia Benedito

A Selo Negro Edições promoverá em outubro o lançamento da Coleção Retratos do Brasil Negro.
No dia 6 de outubro (terça-feira), das 18h30 às 21h30, o lançamento será na Livraria Cultura (Conjunto Nacional), em São Paulo. A livraria fica na Av. Paulista, 2.073.


No dia 8 de outubro (quinta-feira), das 19 às 22 horas, a organizadora da coleção, autores e biografados recebem amigos e convidados na Livraria Argumento (Leblon), no Rio de Janeiro. A livraria fica na Rua Dias Ferreira, 417.


A coleção, que começa com as biografias de Nei Lopes, Sueli Carneiro e Abdias Nascimento, aborda a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

A primeira biografia da coleção Retratos do Brasil Negro, escrita pelo jornalista Oswaldo Faustino, é de Nei Lopes, um brasileiro comprometido com sua terra e com a cultura de seu povo. Sempre criativo em suas realizações, ele vem enriquecendo o panorama da cultura nacional com a singular capacidade de elaborar e interpretar a dimensão m ais densa e profunda da africanidade no país. Sua vasta obra intelectual e musical constitui um rico acervo de informações e ideias sobre a cultura afro-brasileira, além de refletir de maneira magistral a luta antirracista no país.

Já a segunda biografia, da jornalista Rosane Borges, contempla a história de Sueli Carneiro, ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Feminista e intelectual, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli é uma das personalidades políticas mais instigantes da atualidade. Entender sua história de vida, suas influências e as mudanças concretas geradas por sua militância é compreender parte do cenário espacial, político e geográfico do movimento social negro contemporâneo.

Abdias Nascimento, o terceiro biografado da coleção, é um dos maiores pensadores negros do mundo. Sua luta pela igualdade racial e sua vida marcada por desafios são fielmente registradas nesta biografia: da infância humilde à criação do Teatro Experimental do Negro, passando por sua atuação como deputado federal. No livro, a jornalista Sandra Almada recupera a vida e a obra desse dramaturgo, ator, acadêmico, político, artista plástico, poeta e militante reconhecido internacionalmente, resgatando as origens de sua combatividade.
Clique aqui para saber mais sobre a coleção Retratos do Brasil Negro.

+ sobre o tema

Fotógrafo brasileiro mostra “memória da escravidão” que ficou em Africa

Uma viagem afectiva do fotógrafo e designer gráfico César...

“All Is By My Side”: Filme sobre vida e carreira de Jimi Hendrix ganha primeiro trailer; Assista

Por Victor Souza Após muito, mas muito tempo de espera, nesta...

Onde está o dinheiro?: Toni Braxton pede falência

Um dos assuntos mais comentados na mídia internacional nesta...

Deputados do ES protestam contra titulação de terras quilombolas

Fonte: SeculoDiario -   "O Incra considerou quase...

para lembrar

Compositora negra é redescoberta pelo cânone da música clássica

Em novembro de 1943, a compositora Florence Price escreveu...

CRPIR – Vila Maria convida para 2º cine debate em agosto

Entrada franca Jorge L.S. Nunes *Coordenador do Centro de Referência de...

Aparecida Petrowky adota visual ‘black power’

A atriz Aparecida Petrowky mudou o corte das madeixas...
spot_imgspot_img

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...
-+=