Rio Ferdinand expressa revolta com racismo contra seu irmão

Rio Ferdinand disse ter sido frustrante ver seu irmão caçula, Anton, sofrer o preconceito de “pessoas de mente estreita” por conta do caso de racismo de John Terry, e que ele também está desiludido com o racismo que vitima o futebol inglês.

O zagueiro da seleção inglesa e do Manchester United rompeu o silêncio sobre o assunto, que levou o capitão do Chelsea a ser destituído da capitania da Inglaterra e encarar um julgamento por suas supostas afirmações contra o mais jovem dos Ferdinand, que joga no Queens Park Rangers.

Terry negou a acusação de ofensa racial contra Anton em uma partida entre o Chelsea e o QPR em outubro passado. Seu caso será julgado em 9 de julho, oito dias depois da final da Eurocopa de 2012.

“Anton é meu irmão caçula”, disse Rio ao programa Football Focus, da rede BBC. “Crescemos juntos e cuido dele desde que éramos meninos. Se algo pode afetá-lo e machucá-lo, sempre estou ali como ombro amigo”.

“Em momentos assim, quando as coisas se tornam tão públicas e você não pode dizer nada, pode ser frustrante”.

Desde outubro, quando Luis Suárez, do Liverpool, proferiu um insulto racial contra Patrice Evra, do Manchester United, pelo qual levou uma suspensão de oito jogos, mensagens ofensivas contra jogadores negros surgiram no Twitter e no Facebook.

Ferdinand disse ter pensado a respeito das numerosas iniciativas anti-racismo ocorridas na Inglaterra.

“Quase me sinto como se tivesse sido um pouco enganado ao longo dos anos”, disse ele. “É só lembrar a época em que John Barnes e outros caras estavam jogando e as coisas com que tiveram de lidar, bananas no campo etc”.

“Sempre fui uma pessoa que fala bem de nosso país por ter feito grandes progressos, e fizemos, mas achava que essa época tinha acabado. Parece que isso só foi posto de lado durante um tempo”.

“Agora parece um pouco mais proeminente. Espero que seja só um grupo de pessoas de mente estreita que está sendo noticiado no momento, e que possa ser contido”.

 

 

Fonte: Yahoo Noticias

+ sobre o tema

PGR denuncia Jair Bolsonaro pelo crime de racismo

Acusação tem por base discurso contra quilombolas. Se condenado,...

O poder negro e o negro no poder

Afro-oportunismo. Essa é uma palavra que parece fazer pouco...

Time de vôlei faz ato contra homofobia em jogo

Uma manifestação de apoio e carinho bonita de...

Empresa terá de pagar R$ 40 mil a funcionário negro ameaçado com chicotada

A sentença contra a fabricante de embalagens Zaraplast, com...

para lembrar

Unidade latino-americana sem negros não serve, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Por que você me chutou? Pergunta...

Brasil firma acordo com Colômbia para promoção da igualdade racial

Nesta terça-feira (25), em celebração ao Dia da Mulher...

Juiz condena réu por injúria racial contra professora da filha

O juiz Carlos Eduardo Lora Franco, da 3ª Vara Criminal...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=