Saiba mais sobre cotas raciais e sociais

Lei aprovada pelo Senado prevê que até 50% das vagas em universidades federais serão reservadas para ações afirmativas

Por: Fábio Mendes

O Senado aprovou no último dia 7 a lei que define cotas raciais e sociais para as universidades públicas federais. O texto, que havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em 2008, precisa ser sancionado pela presidente da República, Dilma Rousseff, para entrar em vigor. Recentemente ela disse que pode vetar a medida

Portal da Band traz algumas informações cruciais sobre a lei, que continua gerando polêmica mesmo com a aprovação no Congresso Nacional. Confira abaixo:

Como funciona o sistema de cotas?

Basicamente, as instituições deverão reservar vagas para estudantes que integram faixas mais marginalizadas da sociedade, como negros, indígenas e oriundos do ensino médio em escolas públicas. A tese é que pessoas destes estratos sociais enfrentam maior dificuldade de ingressar no ensino superior, o que seria um obstáculo à democratização do ensino. 

Quando foi criado o sistema de cotas?

Ao contrário do que se imagina, as cotas raciais em universidades não são uma invenção brasileira. A medida surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960, como forma de reverter a desigualdade nas instituições de ensino e também no mercado de trabalho. 

De que forma se dará a divisão das vagas?

Metade das cotas, ou 25% do total de vagas, será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas. O parâmetro será a proporção dessas raças e etnias em cada estado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os outros 25% serão destinados a quem tenha feito todo o segundo grau em escolas públicas e cujas famílias tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio. 

A distribuição das cotas raciais será diferente por Estado?

Sim. Estados com um percentual maior de negros e indígenas, como a Bahia, terão mais vagas reservadas.

Como é determinada raça ou cor de um candidato?
 

Por meio da autodeclaração. Ou seja: se alguém se declarar destas cores ou raças na inscrição do processo seletivo, podem concorrer a uma vaga por meio das cotas.

Existe a possibilidade de essa lei ser considerada inconstitucional?

Não. A política de cotas foi considerada constitucional este ano pelo STF (Supremo Tribunal Federal). 

Quando o texto entrará em vigor?

A lei aguarda apenas a sanção da presidente Dilma Rousseff para vigorar. De acordo com informações preliminares, a chefe do Executivo deve vetar o Artigo 2º, que prevê a seleção dos estudantes por meio do Coeficiente de Rendimento, obtido a partir da média aritmética das notas do aluno no Ensino Médio. 

O governo pretende trocar esta regra e determinar que os secionados sejam feitos com base nos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Quantas universidades serão afetadas pela lei?

A lei prevê que as cotas serão inseridas em todas as instituições federais de ensino superior. Hoje, o país conta com 59 universidades federais e 40 institutos federais.

 

 

Fonte: Band

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.