domingo, setembro 19, 2021
InícioQuestões de GêneroMulher NegraSimone Manuel: Primeira campeã negra é amiga de Simone Biles e diz...

Simone Manuel: Primeira campeã negra é amiga de Simone Biles e diz que significa muito

Simone Manuel fez história na piscina do Estádio Aquático Olímpico, nesta quinta-feira (11). Ao vencer a final dos 100m livre, empatada com Penny Oleksiak, a norte-americana se tornou a primeira nadadora negra a conquistar uma medalha de ouro olímpica em prova individual.

Por Guilherme Costa e José Ricardo Leite, do UOL

“Acho que significa muita coisa uma medalha assim acontecer no mundo de hoje, com alguns dos problemas de brutalidade policial. Essa vitória ajuda a trazer esperança de mudança sobre algumas questões que estão acontecendo no momento. Eu só fui lá e nadei o mais rápido que eu podia, mas minha cor vem com todo meu repertório para isso”.

A Simone da natação é amiga de outra Simone, a Biles – também negra -, nova sensação da ginástica e que conquistou a medalha de ouro no individual geral nesta quinta-feira. “Simone Biles e eu somos quase a mesma pessoa. Nós nos conhecemos há um ano e brincamos muito. Estou muito satisfeita com os resultados dela, e nós duas vamos levar medalhas para Houston. Nós estamos no mesmo quarto, e é até difícil quando as pessoas chamam ‘Simone’”, brincou.

Sobre sua atuação na final dos 100m livre, Simone Manuel se mostrou surpresa com a vitória. Ela se classificou para a decisão com o terceiro melhor tempo.

“Não acho que houve um ponto em que eu tenha percebido que ia ganhar. Não lembro muita coisa sobre os últimos 15 metros. Coloquei a cabeça mais para baixo do que deveria, e quando olhei para cima eu vi uns pontos de luz. Aí vi meu nome no topo, e isso me deixou surpresa. Aí vi que tinha empatado com a Penny. Não poderia ter sido melhor. Conheci a Penny hoje, mas ela é maravilhosa”, comemorou.

RELATED ARTICLES