Somos todos Maju?

O que as hashtags #somostodos… mobilizam? O advento das mídias sociais trouxe consigo uma nova forma de demonstrar empatia, que de tempos em tempos se repete!  No Brasil, que eu me lembre: a primeira estratégia de criar vínculo por meio do que eu chamo marcadores de identidade foi a inclusão no nome nos perfis do termo Guarani Kaiowá. Depois se seguiram: #SomostodosTinga, #SomostodosCláudia, #SomostodosAmarildo, #SomostodasVerônica, #Somostodosprofessores! Também tivemos o #Somostodosmacacos em referência ao caso de racismo envolvendo o jogador do Barcelona Daniel Álves. A estratégia também foi adotada em nível planetário com #JesuisCharlie e o seu contrário #jenesuispascharlie, reações ao assassinato dos chargistas do semanário de humor francês Charlie Habdo e o #Wecanbreathe em apoio a Eric Garner, que foi morto pela polícia estadunidense depois de ser preso por vender cigarros ilegalmente.

Por  Márcia Maria Cruz via Guest Post para o Portal Geledés

Todos esses casos se seguiram a fatos de repercussão midiática e trouxeram questões para o debate público. Para assumir um dessas hashtags ou rejeitá-las, em geral, as pessoas mobilizam um quadro argumentativo. A identificação quase sempre nasce da indignação, mas não necessariamente passa pela experiência. Assumir como sua a experiência vivida de quem sofre só se torna possível graças a uma ideia de solidariedade. O uso das hashtags, que nasce nas redes sociais de forma espontânea, ganhou tamanha força que já foi incorporado às narrativas de diferentes veículos de comunicação. A Rede Globo, o veículo mais poderoso do Brasil e também o mais odiado, se rendeu ao #SomostodosMaju.

Em todos os casos, as hashtags dão visibilidade a situações de injustiça: Tinga e Daniel Álves foram vítimas de racismo, Cláudia e Amarildo vítimas da ação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a transexual Verônica foi transfigurada pela Polícia Civil. Agora Maria Júlia Coutinho, Maju, foi vítima de ataques racistas de usuários nas redes. Esses episódios nascem do racismo, escancara a desigualdade no Brasil e põe por terra a ideia de democracia racial. Mas vale destacar que há diferenças na construção da hashtags #SomostodosTinga e #Somostodosmacacos.

A segunda foi muito criticada por ser resultado de ação de uma agência de publicidade que percebeu o potencial da estratégia nas redes.

Nenhuma hashtag é assumida impunemente. O sentido de cada uma delas não é dado à priori, mas ganha determinadas nuanças de acordo com a maneira como o debate se desenrola na rede. Isso quer dizer que o sentido de  #SomostodosMaju, como variou o sentido de todas as hashtags de identificação. As hashtags têm a função de serem marcadores, palavras-chave para indexar assuntos e facilitar as buscas na rede. Nascidas com o Twitter, ganharam vida própria no Instagram e tomaram o Facebook, mesmo não tendo a função de indexação.

Com as hashtags as pessoas podem ser colocar nos lugares de outras, mas esse colocar-se costuma ser sempre frágil, pois não se pode com poucas palavras aglutinar o que é a experiência de cada um, ainda mais quando essa existência ganha visibilidade por uma denegação de direitos. Por essa limitação estruturante, as hashtags apresentam grande relevância para acionar o debate público. Na semana passada, observador do comportamento das pessoas nas redes, o Facebook lançou um filtro arco-íris que tem o mesmo princípio de criar empatia e solidariedade para quem assume colocá-lo no perfil.

A brincadeira de ser outro, mesmo não vivendo na pele a experiência do outro, mostra um emaranhado de possibilidades do ser e também revela as contradições de uma identidade una. Ao assumir a hashtag #SomostodosMaju, a Rede Globo precisa dizer de seu lugar na discussão do racismo no Brasil. Mesmo assumindo a posição politicamente correta, a emissora se torna foco do debate e não consegue se desvencilhar da forma como a questão racial é tratada por ela. As mídias sociais não deixarão passar despercebido que o diretor de jornalismo da emissora Ali Kamel escreveu o livro “Não somos racista”. Isso faz com que a adesão a uma hashtag seja algo sempre pendular na construção de sentidos. Embora inicialmente pareça uma forma de simplificar e até mesmo tornar opaca uma questão, sempre revela mais.

Certamente, alguns irão perguntar o quê de concreto a solidariedade virtual pode gerar na vida de alguém? Obviamente, não é uma questão que possa ser respondida de pronto e, talvez, metodologicamente nem seja possível acompanhar tantos desdobramentos. O certo é que as hashtags #somostodos… tem potencial de revelar questões para o debate público – o que a meu ver, por si, tem grande relevância. No entanto, em que medida tais hashtags banalizam a experiência? Em que medida alguém que nunca sentiu o peso do racismo cotidiano pode se colocar neste lugar? Quando as pessoas assumem essas hashtags deslocamentos são possíveis. É um passo importante para dar visibilidade a uma questão, mas que não prescinde de outros passos. Sermos todos Maju deveria também sermos todos a favor de medidas que coíbam os crimes de racismo em suas expressões cotidianas. Sermos todos Maju significa também reconhecer onde guardamos o nosso racismo e tentarmos superá-lo.

Assumir a hashtag #somostodosMaju não pode apagar a necessidade de reconhecer que falas e ações menos explícitas baseadas em uma ideia de superioridade perpetuam o racismo em nosso cotidiano. Em outras palavras,para que haja de fato deslocamentos, quem não vive na pele a experiência de injustiça precisa reconhecer os sistemas de opressões, entender o lugar que ocupa neste e se solidarizar também na desconstrução ou desnaturalização da ideia de soberania racial. Por fim, é urgente fazer coro para a importância da tipificação e punição dos crimes de racismo.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=