Ufes decide processar professor por declarações racistas

Um processo administrativo foi aberto pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) contra o professor Manoel Luiz Malaguti Barcellos Pancinha. Titular do Departamento de Economia, ele é acusado de dar declarações racistas durante uma aula para a turma do segundo período de Ciências Sociais, no início do último mês de novembro.

Por Elton Roza, do Folha do ES

De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, o reitor Reinaldo Centoducatte assinou portaria instituindo uma comissão para conduzir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Será esta equipe que irá julgar a conduta do professor.

A comissão será formada por dois professores com titulação equivalente à do acusado e um servidor técnico-administrativo. Durante o processo, informou a assessoria, “serão garantidos aos envolvidos os princípios jurídicos do exercício do contraditório (o direito de apresentar sua versão) e da ampla defesa”.

Silêncio

“Não tenho nada a dizer, realmente, à imprensa. Vai ser um procedimento normal”, disse o professor ao se referir ao processo aberto contra ele pela universidade.

As manifestações de Malaguti em sala de aula tiveram repercussão nacional. Ele chegou a ser afastado, pela própria universidade, de todas as suas atividades.

O professor relatou que as declarações foram feitas durante uma aula. “No meio de uma discussão sobre cotas e sobre o sistema educacional, coloquei que se tivesse que escolher entre dois médicos, um branco e um negro com o mesmo currículo, escolheria um branco”, disse

Malaguti argumentou, na época, que estudantes negros não tiveram as mesmas condições de estudo que universitários brancos e que, por isso, não conseguiriam acompanhar as aulas na universidade. Assim, o professor seria obrigado a reduzir o “nível” de suas aulas para atender aos cotistas.

As declarações do professor repercutiram em vários segmentos. O desembargador William Silva, do Tribunal de Justiça, chegou a fazer uma representação ao Ministério Público Federal que, por sua vez, decidiu abrir uma investigação criminal.

Protestos de estudantes também foram realizados. Após a repercussão, Malaguti decidiu pedir desculpas: “Eu peço desculpas a quem se sentiu ofendido”, disse, assinalando que foi ameaçado e que estava sendo crucificado pela opinião pública.

O professor tem mestrado e doutorado em Economia, se especializou nos últimos 30 anos em questões sociais e na desigualdade, tendo atuado na Universidade Federal da Paraíba e na Universidade de Lisboa, além da Ufes.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Tribunal de Justiça absolve sacerdote Tata Katuvanjesi acusado injustamente por fiscal federal

Vítima de intolerância religiosa e racismo, Tata Katuvanjesi acabou...

Sindicato dos aeroviários denuncia empresa por racismo no RS

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre afirmou, por...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=