sexta-feira, janeiro 27, 2023
InícioQuestão RacialCotas RaciaisUnB diz que liminar do DEM não ameaça sistema de cotas raciais

UnB diz que liminar do DEM não ameaça sistema de cotas raciais

Agência Brasil

 

A decana de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, disse hoje (21) que a instituição recebeu com surpresa o pedido de liminar encaminhado pelo DEM ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o sistema de cotas raciais da universidade, em vigor desde 2004.

 

“É um sistema consolidado, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade, que é autônoma”, afirmou.

 

A professora defendeu a garantia de 20% das vagas do vestibular para negros e pardos e afirmou que a liminar do DEM não coloca em risco a continuidade do sistema. “A universidade está segura de que o sistema de cotas só enriquece a instituição. Nossa avaliação das cotas é excelente. Fez com que a universidade se abrisse, ampliou a diversidade.”

 

Os alunos que entram na UnB pelo sistema de cotas fazem as provas do vestibular como os outros estudantes e só são selecionados os que obtém as notas mínimas exigidas pelos cursos. “Só entram depois de aprovados no vestibular. Não houve queda na qualidade da instituição, pelo contrário, a universidade ganhou em riqueza cultural”, defendeu a decana.

 

A UnB não foi notificada da ação, segundo Márcia. “Ficamos sabendo pela imprensa.” As providências judiciais, como a apresentação de um possível recurso ao STF, serão tomadas pela Advocacia Geral da União (AGU), de acordo com a decana.

 

Matéria original: UnB diz que liminar do DEM não ameaça sistema de cotas raciais

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench