Viola Davis faz desabafo tocante sobre a falta de aceitação do cabelo afro

A atriz não precisou usar peruca em seu último filme e conta que isso foi libertador.

Viola Davis (Frazer Harrison/Getty Images)
Na estante de casa, Viola Davis tem ~apenas~ um Oscar, um Globo de Ouro, um Emmy e dois Tonys – o que faz dela uma das atrizes mais consagradas de sua geração. Mesmo com tanto prestígio, ela ainda se depara com uma dificuldade enfrentada por todas as mulheres negras: a de ter seu cabelo natural aceito. E Viola deixou isso muito claro em uma recém publicada entrevista à revista Variety.
A atriz comemora o fato de que pode exibir seus cachos no mais novo filme que protagoniza: “As Viúvas”. Segundo ela, a experiência foi libertadora.”Como pessoas negras nós somos sempre ensinadas que não devemos gostar do nosso cabelo. Quanto mais crespo, mais feio ele é”.
Viola Davis está belíssima na capa da última edição da Variety (Variety/Reprodução)
Viola também falou sobre um detalhe que a incomoda muito: o de que as pessoas brancas não se dão conta de que há diversos tipos de mulheres negras, não apenas um. “As pessoas precisam entender que há diferentes tipos de mulheres de cor. Nós não somos todas garotas sensuais de pele marrom. Nem todas tem pele marrom ou clara e um afro enorme. Também existe a ‘garota da casa ao lado’. Existe a mulher madura com pele bem escura e cabelo natural”.

Além disso, ela comentou sobre a satisfação em estar num filme em que as personagens femininas são duronas e tomam as rédeas da situação. Em “As Viúvas”, um grupo de mulheres precisa se unir depois que os maridos morrem. Eles faziam parte de uma gangue endividada, e agora as viúvas precisam encarar situações violentas e muito arriscadas.

“As pessoas tentam ser boazinhas com as mulheres. Eles as mantém bonitinhas, fáceis de se gostar, eles buscam satisfazer as fantasias masculinas. As mulheres precisam agradar o olhar masculino. Esse filme não faz isso”, garante Viola.

“As Viúvas” tem direção de Steve McQueen – vencedor do Oscar por “12 Anos de Escravidão” – e roteiro de Gillian Flynn – autora dos livros “Garota Exemplar” e “Objetos Cortantes”. A estreia acontece no dia 29 de novembro aqui no Brasil.

+ sobre o tema

O preconceito racial será abordado na série do Luke Cage

Jeph Loeb, chefe da divisão de TV da Marvel...

Yzalú: Alma Negra

Yzalú: Alma Negra. Confira a canção abaixo: ** ESTE ARTIGO...

Ludmilla vira empresária e lança linha de perucas em parceria com empresa dos EUA

Sucesso no mundo da música, Ludmilla vai virar empresária...

Adriana Alves mostra o rostinho de Olivia, sua filha com Olivier Anquier

Adriana Alves mostrou o rostinho de sua primeira filha...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Representantes da AMNB fazem reunião com ministra Luiza Bairros

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), as...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=