Comissão da Câmara apura violência sexual contra meninas quilombolas de Goiás

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza nesta segunda-feira (20) uma audiência pública na cidade goiana de Cavalcante, a 300 quilômetros de Brasília.

Parlamentares, representantes do governo, Ministério Público e sociedade civil apuram denúncias publicadas no jornal Correio Braziliense de que meninas da comunidade quilombola Kalunga estariam sendo submetidas em Cavalcante a trabalho doméstico, abuso, estupro e exploração sexual.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado federal Paulo Pimenta, considera a audiência pública uma forma de garantir a punição dos responsáveis pelas violações.

SONORA: “É uma cidade pequena, existem relações de amizade, de parentesco, existem determinadas condutas que pelo que eu observei eram aceitas até com uma certa naturalidade por determinados setores da comunidade. São situações muito graves, que envolvem denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, relações que chegam em determinadas circunstâncias quase ao limite de escravas sexuais.”

O governo federal já acompanha o caso por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).De acordo com a secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, Givânia Maria da Silva, os principais desafios são garantir agilidade da Justiça e levar políticas públicas para a comunidade Kalunga.

SONORA: “O que nós estamos fazendo é tensionando para que a Justiça dê resposta aos casos que foram denunciados e que até hoje não foram julgados. Sabemos que há carência ainda de políticas públicas, nós convidamos e estamos tratando com o governo do estado de Goiás para que a gente possa não só coibir as práticas de abuso contra as crianças e adolescentes do povo Kalunga, mas também melhore e ofereça oportunidade e melhoria na qualidade de suas vidas.”

O presidente da Associação Quilombola Kalunga, Vilmar de Souza Costa, diz que a comunidade está surpresa e indignada com as denúncias de estupro de meninas. Ele afirma que a falta de escolas, esporte e lazer deixa as crianças e adolescentes ainda mais expostas.

Garotas quilombolas de 10 a 14 anos são vítimas de escravidão sexual em Cavalcante (GO)

Leia a matéria: Garotas quilombolas de 10 a 14 anos são vítimas de escravidão sexual em Cavalcante (GO) 

SONORA: Se tivesse escola na comunidade, para os jovens não terem que sair da sua casa tão novo, tão cedo, pra fora, então muitos problemas desse seriam resolvidos. Os jovens têm sonho pra resolver, quer ter estudo, os pais querem que o filho estuda também. Os jovens saem da comunidade sem nenhuma malícia e acontecem algumas coisas que não é legal.”

A comunidade quilombola Kalunga foi criada a partir da luta de africanos escravizados na região onde hoje se situam os municípios goianos de Teresina, Cavalcante e Monte Alegre. Trata-se do maior território quilombola já identificado no Brasil, com cerca de oito mil pessoas.

+ sobre o tema

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

para lembrar

Nicarágua realiza fórum sobre violência contra a mulher

O Parlamento nicaraguense promoverá nesta quinta-feira (24) um fórum...

Chefe bate em funcionária em órgão do Governo de Minas

"Estou com muito medo dele fazer alguma coisa contra...

Feministas protestam no julgamento do New Hit

Esta semana que passou, como muitas de vocês sabem,...

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...
spot_imgspot_img

Brasília negra

Antes de abrigar os principais prédios públicos do país, a Esplanada dos Ministérios era um campo aberto onde descendentes de escravizados levavam o gado...

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...
-+=