A Copa do Apartheid: No futuro ficaremos também fora dos campos nos estádios

por marcos romão

Alguém já se perguntou qual a chance de um garoto pobre virar craque de clube no Brasil de hoje em dia?

Como nas cidades não tem mais campinhos, e quando tem, as escovas dos esquadrões da morte limpam não só os gramados, a barreira para a entrada de talentos não protegidos pelos gatos no mundo de futebol ficou enorme.

Na Alemanha tem associação futebolísticas em tudo quanto é esquina, recebem incentivo do Ministério de Educação, e condicionam a participação da garotada à frequência escolar. É lá que os clubes vão buscar os talentos nacionais, muitos filhos de migrantes de África, polacos, brasileiros, turcos, russos e etc. Observem os nomes dos jogadores das últimas seleções da Alemanha e terão confirmado o que observei nos últimos 20 anos.

Garotos dos confins brasileiros já descobriram isto e embarcaram nos últimos anos para a Alemanha e outros países que seguem este modelo de incentivo ao esporte, pois não é só futebol. Quem sabe em 2022 o goleador alemão contra a seleção brasileira seja um Dos Santos, ou um Nascimento.

Resumo: como tudo que dá dinheiro no Brasil acaba ficando nas mãos de um elite, que sempre privilegia somente os méritos de seus pimpolhos, a essência do “jeitinho” brasileiro na formação de seus times desde1958, que foi a multidiversidade cultural, étnica e nacional, foi anulada.

A copa do apartheid que todos assistiram nos estádios da Copa 2014, não foi uma invenção da Fifa, ela é um dos resultados nefastos da segreção racial, econômica e social, implantado no duplo sistema educional brasileiro, o privado e o público. Como o futebol virou profissão de elite, as verbas vão para o setor privado, e pouco sobra para investir na formação dos talentos esportivos de todas as áreas, que se encontram no área pública da nação. Vamos continuar fora dos estádios e no futuro também dos campos.

Fonte: Mamapress

+ sobre o tema

Negritude e consciência

“Uma civilização que se mostra incapaz de resolver os...

Kelly Osbourne deixa o ‘Fashion Police’ após piada racista

Giuliana Rancic, colega da apresentadora no programa, disse que...

No mês da consciência negra, relatório mostra recorde de ofensas racistas no futebol brasileiro

Parcial do levantamento anual mostra 53 casos envolvendo clubes...

para lembrar

PMs acusados de tortura e racismo são expulsos

Maigue Gueths - Redação Bonde Os dois policias militares...

Comissão de Direitos Humanos debate cotas para negros em concursos

A reserva 20% das vagas dos concursos públicos...

Mapa da violência 2010 – Anatomia de Homicídios no Brasil

Criada no início do processo preparatório da III Conferência...

‘Sem Descanso’, premiado documentário de Bernard Attal, divulga trailer

O documentário mostra como Geovane, um jovem morador da suburbana de...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=