Justiça Militar arquiva caso de Luana dos Reis

MP diz que não há materialidade do crime; caso será levado à Justiça comum.
Luana dos Reis foi agredida ao exigir que uma policial a revistasse, diz família.

Do G1

A Justiça Militar do Estado de São Paulo (JMSP) arquivou a investigação contra três policiais militares suspeitos de agredir Luana Barbosa dos Reis, de 34 anos, durante uma abordagem em Ribeirão Preto (SP). Ela morreu cinco dias depois da ação, devido a isquemia cerebral e traumatismo craniano em decorrência de espancamento.

A família alega que Luana foi agredida após negar que policiais do sexo masculino a revistassem. A irmã dela, a professora Roseli Barbosa dos Reis, acusa os policiais de racismo e homofobia, uma vez que a vítima era negra e lésbica.

A ONU Mulheres e o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH) pediram “investigação imparcial”, afirmando que a morte de Luana é um “caso emblemático da prevalência e gravidade da violência racista, de gênero e lesbofóbica no Brasil.”

Em nota, a JMSP informa que o Ministério Público considerou que não há indícios de crime militar. A promotora Robinete Le Fosse pediu o arquivamento do caso “pela total ausência de materialidade delitiva”.

O G1 solicitou uma entrevista com a promotora, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. A nota da JMSP diz apenas que o inquérito encontra-se na Corregedoria-Geral para a homologação do arquivamento.

Também em nota, o 51º Batalhão de Polícia Militar informou que os policiais investigados estão trabalhando no serviço administrativo, com exceção de um deles que se aposentou.

Julgamento criminal
Inicialmente, o caso estava sendo investigado pela Polícia Civil, até que o juiz Luiz Augusto Freire Teotônio, da 1ª Vara do Júri de Ribeirão Preto, determinou que fosse encaminhado à Justiça Militar.

A decisão ocorreu após o delegado Euripedes Stuque, que chefiava a investigação, pedir a prisão dos PMs. O juiz negou o pedido e determinou ainda que o inquérito fosse apurado como lesão corporal seguida de morte, e não homicídio.

O promotor Eliseu Berardo Gonçalves, responsável pelo caso na esfera criminal, tem uma opinião divergente do magistrado. Ele recorreu da decisão e pediu que a investigação voltasse à Polícia Civil.

No dia 31 de janeiro, a 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) julgou procedente o pedido e determinou que o caso volte à 1ª Vara do Júri de Ribeirão, ou seja, a Polícia Civil prosseguirá com a investigação sobre a morte de Luana.

Luana Barbosa dos Reis morreu cinco dias após
ter sido internada no Hospital das Clínicas
(Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

“O inquérito não estava concluído quando o doutor Teotônio entendeu que se tratava de um crime de competência da Justiça Militar. Então, se não estiver mesmo concluída, o delegado vai terminar a investigação. Depois, o caso será encaminhado para mim”, disse o promotor.

Gonçalves explicou que a decisão da Justiça Militar de arquivar o inquérito contra os policiais militares não significa que eles deixarão de ser julgados pela Justiça comum.

“O fato de o inquérito da Polícia Militar ser arquivado é outra coisa, é um procedimento interno. Em Ribeirão, vai tramitar outro inquérito, outro processo criminal, contra os policiais. Eles vão responder criminalmente pelos atos”, afirmou.

O caso
Segundo relato da família, Luana Barbosa dos Reis foi parada pelos policiais militares quando levava o filho a um curso, em 8 de abril do ano passado, em Ribeirão. Os dois estavam em uma moto e foram parados na rua de casa, no Jardim Paiva.

A vítima não permitiu ser revistada, exigindo a presença de uma policial e acabou sendo agredida. A irmã, a professora Roseli Barbosa dos Reis, acusou os policiais de racismo e homofobia, uma vez que Luana era negra e lésbica.

Após o espancamento, Luana foi levada para a delegacia, onde foi registrado um termo circunstanciado. Os policiais afirmam, em depoimento, que foram desacatados e agredidos pela mulher: um deles disse ter sofrido ferimentos na boca e o outro uma lesão no pé.

Em um vídeo gravado logo após a abordagem, Luana diz que foi ameaçada de morte pelos PMs. Nas imagens, ela está sentada na calçada do Plantão Policial, visivelmente atordoada, com ferimentos no rosto, hematomas nos olhos e nas pernas.

Luana voltou para casa, mas começou a apresentar febre alta e acabou sendo internada no Hospital das Clínicas. Ela morreu cinco dias depois, em 13 de abril, em decorrência de isquemia cerebral e traumatismo crânio-encefálico.

O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe), também informou que houve abuso de poder por parte dos policiais militares na abordagem a Luana. O órgão acompanha a apuração do caso.

+ sobre o tema

‘Diziam: voltem para a terra de vocês’, conta mulher de haitiano morto em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina apura crime de...

H&M fecha temporariamente lojas na África do Sul após protestos por racismo

Empresa se tornou alvo de polêmica, após campanha em...

Universidades federais antecipam cotas, mas solicitam mais recursos

FLÁVIA FOREQUE Das 63 universidades federais no país, 37 (58,7%)...

para lembrar

Vinte e cinco de julho e todos os dias

Sou boa em guardar datas, não posso negar. No...

Senado aprova projeto que adota cota sócio-racial

Escolas privadas e Universidades reagem à decisão. "Essa atitude...

Moção de Apoio ao Projeto de Lei 4471/12

Entidades do movimento negro da Bahia manifestam apoio...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=