‘O racismo não é uma doença. É um mal real’, diz cantora Ellen Oléria

Vencedora da primeira edição do reality “The Voice Brasil”, em 2013, a cantora Ellen Oléria prepara o projeto “Afrofuturista”, em que mistura ritmos tradicionais –samba, forró, carimbó, afoxé e maracatu– com linguagens como a do hip-hop e performances de jazz. As composições devem ser lançadas em disco previsto para o segundo semestre de 2015.

no Folha

Seguindo carreira independente após gravar com a Universal –o disco pela grande gravadora era parte do prêmio do reality– Ellen falou à TV Folha na tarde desta sexta-feira (17) que “a sereia” do sucesso em uma gigante fonográfica “nunca cantou” para ela. “Sempre acreditei muito em sinais de economia sustentável, em trabalhar com parcerias.”

Ela apresenta o show “Afrofuturista” na noite desta sexta (17) no Sesc Pinheiros (r. Rua Paes Leme, 195. tel. 11-3095-9400), às 21h. Os ingressos estão esgotados.

Na entrevista exibida nesta tarde, ela comentou a importância da passagem pelo programa em sua carreira, falou sobre os novos projetos artísticos –e a turnê pela Europa, que começa na segunda (20)– e se posicionou sobre os ataques racistas em redes sociais à população negra, como recentemente aconteceu com a jornalista Maria Júlia Coutinho, do “Jornal Nacional”.

“Acho que algumas pessoas patologizaram a violência. O racismo não é uma doença –se é, tem cura. Eu acho que é um mal que é real, que alguns entre nós insistem em negar”, afirmou a cantora, casada com uma mulher, sobre a intolerância. Ela diz já ter recebido ofensas semelhantes. “A coisa mais importante que a gente tinha que fazer era não falar sobre esses agressores.”

“Todo o nosso projeto de nação foi pautado em cima do especismo, do sexismo, misoginia e classismo. E fundamentalmente de racismo, isso é real e está no imaginário das pessoas”, comentou Oléria. “Só que eu estudei os mesmos livros de história que essa galera.”
‘O racismo não é uma doença. É um mal real’, diz cantora Ellen Oléria

+ sobre o tema

Umbandistas comemoram decreto que torna a religião patrimônio cultural do Rio

Às vésperas do Dia Nacional da Umbanda, celebrado dia...

Pathy Dejesus fala da chegada dos 40 anos

Há sete anos longe das passarelas, Pathy Dejesus voltou...

“Ser mulher negra é a minha essência, não a minha sentença”

“Ser mulher negra é a minha essência, não a...

Cinco fatos sobre Beatriz Nascimento

Para entender com precisão a história do Brasil, ciente...

para lembrar

Walé Oyéjidé estilista nigeriano fala sobre moda masculina e mais

Diretamente dos EUA, onde mora atualmente, o estilista nigeriano Walé...

Indira Lourenço, designer angolana, expões coleção artística em Nova Iorque

Quatro peças de mobiliário artístico, com ênfase para detalhes...

Festival promove no Ceará atividades de capoeira e cultura negra

Promover a cultura afrodescendente e a arte da capoeira....
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=