Professor do Instituto Federal de Brasília é preso após dizer que mulher parecia com uma macaca

O homem foi conduzido à delegacia, pagou fiança de R$ 1 mil e foi liberado

No R7

A Polícia Civil do Distrito Federal autuou um professor do IFB (Instituto Federal de Brasília), lotado no Campus de Samambaia, na noite desse domingo (30), por injúria racial. O docente Rones Borges chamou uma mulher de macaca em uma bar, em Águas Claras (DF).

A confusão teve início às 23h30, quando a mulher conversava com amigos no estabelecimento. O professor se aproximou do grupo e começou a conversar com uma das meninas. Incomodada com as cantadas, a mulher chamou a atenção do homem. Ao revidar, ele disse que ela não deveria estar naquele lugar.

— Ele se aproximou de mim e perguntou se eu já havia me olhado no espelho. Eu ignorei e ele perguntou novamente. Depois ele disse “você é feia, você é uma macaca, não deveria estar neste lugar, conta Claudenice Chagas.

Outros clientes chamaram a polícia e, conduzido à 21ª DP, o homem foi autuado em flagrante, pagou fiança de R$ 1 mil e foi liberado.

Em nota, a reitoria do IFB informou que que nenhum caso de racismo aconteceu nas dependência do Instituto ou foi cometido pelo servidor no exercício da função e que as devidas respostas devem ser obtidas com o advogado do professor.

O diretor do Campus de Samambaia, Luis Diogo, afirmou ao R7 que vai consultar a Procuradoria Federal para saber se o homem pode responder a processo administrativo interno. Como o ocorrido foi fora do ambiente e horário de trabalho, pode ser que o fato seja apurado apenas na esfera judicial.

+ sobre o tema

A FIFA fracassa em sua luta contra o racismo

A FIFA e o Governo do Brasil prometeram durante...

Alice Hasters – Por que os brancos gostam de ser iguais

Alice Hasters, escritora afro-alemã, nascida em Colônia, em 1989,...

Racismo contra o filho é bater nos pais duas vezes

Vou pedir aquela licença especial neste espaço de samba,...

para lembrar

Não precisava cuspir no prato

A Campanha Reaja ou Será Morto ou Será Morta...

Ataques racistas a atletas podem provocar mudanças nas redes sociais

Twitter vai se reunir com o Manchester United para...

A ostentação negra incomoda

Ostentar significa “alarde, exibição vaidosa, vanglória”. Qualquer um pode...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=