Septuagenária usa grafiti para combater o racismo e o nazismo

Irmela Schramm é uma professora reformada de 70 anos, que se dedica, há mais de 30 anos, a eliminar as mensagens que promovem o nazismo e o racismo nas ruas de Berlim, na Alemanha, mas não só.

Fonte: MSN Notícias

Tudo começou quando a alemã viu um folheto que apoiava Rudolf Hess, um político da Alemanha nazi, numa paragem de autocarro. De acordo com a CNN, quando Schramm voltou do trabalho viu que o panfleto ainda lá estava e rasgou-o com as chaves de casa.

Desde então, Schramm autointitula-se de “empregada de limpeza política” e emprega cerca de 17 horas semanais a combater o ódio, com uma bolsa de tecido que contém a frase “anti-nazis”, latas de “spray” vermelho, removedores de tinta e uma espátula para raspar os autocolantes e cartazes que considera ofensivos.

A septuagenária já viajou por toda a Alemanha e por mais seis países e, segundo a CNN, já removeu “mais de 130 mil panfletos e autocolantes nazis”.

Durante a missão, Schramm tira fotografias às mensagens que encontra ao longo do caminho e pinta corações vermelhos por cima da propaganda de ódio, apaga as cruzes suásticas que estão desenhadas nas paredes e rasga os autocolantes e panfletos radicais.

“As pessoas dizem-me que sou intolerante, que não respeito a liberdade de expressão da extrema-direita, mas eu digo que a liberdade de expressão tem limites e que termina onde o ódio e o desprezo pela humanidade começam”, explicou Schramm à CNN.

 A alemã relatou que, em outubro, foi ameaçada por um polícia com uma multa de cerca de 1800 euros por estar a danificar propriedade pública. Neste seguimento, a septuagenária referiu ainda à comunicação social que, um dia, encontrou o próprio apelido num grafiti que dizia: “Schramm, nós vamos apanhar-te”.

De acordo com a CNN, o Instituto dos Direitos Humanos alemão registou, em 2015, mais de 10 mil crimes de ódio, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior.

+ sobre o tema

O Círculo da Morte e o Materialismo Estético

“Pois o cadáver não está morto! Ele está perambulando...

Estudante abandona curso de Direito no Mackenzie Rio após ser vítima de racismo

Alba Cristina, estudante do 2º semestre, foi vítima de...

Onde estão os cientistas negros?

"Mas se adotarmos cotas, corremos o risco de perder...

Sobre as mães de filhos mortos

minha mãe partiu, se eu fosse me lamentar hoje...

para lembrar

Um bispo nêgo brasileiro

Uma das primeiras coisas que somos apresentados quando iniciamos...

Policial acusado de racismo não admite crime em Londrina

Representantes do Centro de Direitos Humanos (CDH) de Londrina...

Bem no meio da encruzilhada

“Nosso medo mais profundo não é sermos inadequados. Nosso...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=