STJ aceita ação contra desembargadora que atacou Marielle e Wyllys

Enviado por / FonteDo Carta Capital

O Superior Tribunal de Justiça aceitou uma queixa-crime apresentada pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) contra a desembargadora Marília Castro Neves, 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que pediu um “paredão de fuzilamento” em suas redes sociais contra o parlamentar.

Em despacho, a ministra Nancy Andrighi reconhece a queixa-crime contra a desembargadora pela prática do crime de injúria majorada. A magistrada determinou um prazo de 15 dias para Neves se manifestar sobre o caso. A intimação já foi disponibilizada ao Ministério Público Federal.  O advogado responsável pelo caso é o deputado petista Wadih Damous.

Em suas redes sociais, a desembargadora espalhou notícias falsas sobre a vereadora do PSOL Marielle Franco, assassinada em 14 de março, ao afirmar que ela estaria “engajada com bandidos”. Neves afirmou ainda que a parlamentar foi “eleita pelo Comando Vermelho”.

Em seguida, ao comentar uma outra publicação no Facebook, ela defendeu um “paredão profilático” para Wyllys. Ela disse que o parlamentar não valeria “a bala que o mate e o pano que limpe a lambança”, e ainda fez uma piada homofóbica em seguida. Após outro usuário afirmar que “quanto ao paredão, de costas, ele adoraria”, Neves afirmou: “Tenho dúvidas… o projétil é fininho”.

Histórico de agressões

Não é de hoje que a desembargadora utiliza as redes sociais para divulgar sua ignorância. Certa vez, ela tripudiou de uma professora portadora de síndrome de down. “O que será que essa professora ensina a quem??? Esperem um momento que eu fui ali me matar e já volto”.

Ela também costuma fazer pouco caso de questões como assédio sexual e direitos das minorias. Em 2015, ele criticou mobilizações relacionadas às pautas. “Assédio sexual é o quê? Paquera no trabalho???? Francamente!!!! Será que não temos nada mais importante pelo que lutarmos???? Uma pia de louça para lavarmos???”, escreveu. Na mesma publicação, questionou o que seriam as chamadas “minorias” e defendeu que as mulheres são “numericamente superiores aos homens”.

A desembargadora já afirmou também que o líder negro Zumbi dos Palmares é um “mito inventado”, que serviria para “estimular um racismo que o Brasil até então não conhecia”. 

Em outra oportunidade, já questionou em suas redes sociais o conceito de social-democracia. Ela disse que “custa a crer que seres letrados sequer considerem a existência disso”. Segundo ela, ou é social ou é democracia porque “socialistas veneram a ditadura”.

+ sobre o tema

Convite Premio Theodosina Ribeiro – Leci Brandao

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo por...

Graça Machel

Biografia Graca Machel - Graça Simbene Machel (Incadine, Província de...

Entre os negros mais influentes do mundo, Kenia Maria recebe prêmio em NY: “surpresa”

Kenia Maria integra lista junto com Meghan Markle e...

Feminismo: Agora é preciso reinventar

Entrevista com Carla Rodrigues sobre seu mais novo  livro...

para lembrar

Judith Butler é agredida ao embarcar no aeroporto de Congonhas

Agressora também proferiu insultos racistas contra a atriz e...

Venezuelana Yulimar Rojas quebra o recorde mundial do salto triplo e leva o ouro em Tóquio

“Sou uma criança, então desfruto, como uma criança”, diz...

Sutiã com bojo, adultização da infância e por que nada muda

Esses dias recebemos uma imagem de um catálogo de...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=