Rio: ONU lamenta morte de estudante no Complexo da Maré

A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil lamentou hoje (26), em comunicado, a morte do estudante Marcus Vinícius da Silva, de 14 anos, durante uma operação da Polícia Civil, no Complexo da Maré, zona norte do Rio, na última quarta-feira (20). De acordo com a ONU, a morte do adolescente “é um exemplo do trágico número de 31 homicídios de crianças e adolescentes que acontecem por dia no Brasil”.

Da IstoÉ

Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com o organismo internacional, somente em 2015, 11.403 adolescentes de 10 a 19 anos foram vítimas de homicídio no país, considerado o maior número absoluto de mortes de pessoas nesta faixa etária no mundo. “Os adolescentes negros estão três vezes mais vulneráveis a mortes violentas em comparação com os brancos na mesma faixa etária”.

A ONU também lançou a campanha “Vidas Negras”, pelo fim do racismo e da violência letal contra a população negra. No documento, as Nações Unidas fazem um apelo público “pela garantia do direito à vida de cada criança, adolescente, jovem, mulher e homem negro”.

“É inadmissível que a trajetória de vida de adolescentes, como Marcus Vinícius da Silva e tantos outros, seja interrompida de forma violenta, gerando consequências tão graves quanto permanentes para outras crianças e adolescentes, suas famílias, suas comunidades e a sociedade brasileira”, disse a ONU.

Abraço à escola de Marcus Vinícius

Amanhã (27), quando completa uma semana da morte do estudante Marcus Vinícius, moradores do Complexo da Maré se reúnem às 9h para um abraço à Escola Municipal Vicente Mariano, onde o adolescente estudava. A Secretaria Municipal de Educação participa do ato.

Alunos e professores de várias unidades educacionais da Maré saem caminhando de suas escolas em direção à Escola Vicente Mariano, que fica na Baixa do Sapateiro, uma das comunidades que integram o Complexo de Favelas da Maré.

 

+ sobre o tema

Lei de Cotas é a ‘nova abolição’, diz ativista

Presidente do Movimento dos Sem Universidade diz que medida...

NBA: Técnico do Clippers derrotou o racismo

Marcos Peres O Los Angeles Clippers estréia nessa segunda-feira na...

Advogado comenta ação judicial sobre discriminação contra religiões afro-brasileiras

O advogado Hédio Silva Jr. comenta o resultado histórico...

Com medo de ataques racistas, filhos de Angélica deixam de ir à escola

A família de Angélica está passando por momentos difíceis...

para lembrar

Uma vacina contra o racismo, segundo Lilian Thuram

  O mais internacional de sempre dos jogadores franceses, Lilian...

Juventus de Turim condena racismo

Fonte: FutNet - Um dia após a derrota para o...

Violência policial não diminui ocorrência de crimes no RJ, aponta estudo do Ministério Público

Levantamento descarta haver relação direta entre redução de crimes...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=