Protesto contra decisão de juiz do Rio acontece em Salvador

O Movimento Negro da Bahia realiza, nesta quarta-feira (21/5), em Salvador, uma manifestação contra o juiz Eugênio Rosa de Araújo, da 17ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro, que, em uma sentença, não considerou os cultos afro-brasileiros como religiões. A concentração será às 14h, no Largo do Pelourinho, e, de lá, os manifestantes seguirão em caminhada até a estátua de Zumbi, na Praça da Sé.

O ato vai acontecer mesmo com a mudança que o magistrado fez no texto da sentença, em que volta atrás do argumento de que as manifestações de crença não têm características de religião – embora não tenha mudado a decisão -, depois da repercussão do caso. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal e pedia a retirada de vídeos ofensivos às religiões de matriz africana na internet.

“É preciso de uma mudança completa da decisão e não apenas parcial. Ele [o juiz] está autorizando que o ataque ao Candomblé e à Umbanda continue na internet. Isso é inaceitável e justifica a realização da manifestação. Ele tomou a decisão tendo como suporte o argumento de que [as manifestações] não são religiões”, defendeu Olívia Santana, integrante da União dos Negros pela Igualdade (Unegro) e secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB.

Olívia afirmou que a postura do juiz é um retrocesso, dadas as recentes conquistas da polução negra do país, e não pode se tolerada. Ela lembrou a aprovação, na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), do Estatuto da Igualdade Racial, que aconteceu na última terça-feira (20) e garante à população afrodescendente estadual uma série de direitos, entre eles, a reserva de vagas nos concursos públicos.

“A aprovação do estatuto é uma vitória para nós. É uma evidência de que a sociedade brasileira tem avançado no enfrentamento do racismo e na garantia de políticas para a população negra. Cabe aos segmentos reagir a qualquer tentativa de retrocesso”, finaliza a secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB.

A escolha da estátua de Zumbi para a concentração da manifestação se deu, segundo os organizadores, porque o herói do Quilombo dos Palmares simboliza a luta pela liberdade e pela garantia dos direitos do povo negro no Brasil. A orientação é de que os participantes usem roupas brancas ou adereços que representem as religiões afro-brasileiras.

Fonte:Vermelho

 

+ sobre o tema

Comunidade quilombola de Cairu (BA) é ameaçada por fazendeiro

Batateira, quilombo situado numa ilha no município de...

Quilombolas poderão comercializar produtos com nota fiscal

Quilombolas do estado do Espírito Santo, certificados pela Fundação...

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

para lembrar

spot_imgspot_img

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...

Intolerância religiosa: Bahia tem casos emblemáticos, ausência de dados específicos e subnotificação

Domingo, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Nesta data, no ano 2000, morria a Iyalorixá baiana Gildásia dos...
-+=