Morte de homem negro causada pela polícia de Atlanta foi homicídio, diz legista

Enviado por / FonteCorreio do Brasil

A morte reanimou os protestos em Atlanta depois de dias de manifestações mundiais contra o racismo e a brutalidade policial desencadeadas pela morte do afro-norte-americano George Floyd sob custódia da polícia de Mineápolis no dia 25 de maio.

Uma autópsia realizada no domingo mostrou que Brooks, de 27 anos, morreu devido à perda de sangue e aos ferimentos internos causados por duas feridas de tiros, disse um investigador do instituto médico-legal em um comunicado, que acrescentou que a forma de sua morte foi homicídio.

O encontro fatal de Brooks com a polícia aconteceu depois que um funcionário de um restaurante Wendy’s de Atlanta telefonou às autoridades para dizer que alguém havia adormecido no carro na faixa de drive-through.

Registrado pela câmera corporal do policial e por uma câmera de vigilância, o encontro pareceu amistoso a princípio, já que Brooks aceitou um teste com bafômetro e falou sobre o aniversário da filha.

Atlanta

– Assisti a interação com o senhor Brooks, e partiu meu coração – disse a prefeita de Atlanta, Keisha Lance Bottoms, à rede CNN. “Ela não foi conflituosa. Este era um sujeito pelo qual você estava torcendo.”

Mas quando um policial foi prendê-lo, Brooks lutou com ele e outro agente no local, conseguiu se libertar e correu pelo estacionamento com o que parecia uma arma de choque da polícia na mão, mostrou um vídeo de um transeunte.

Um vídeo das câmeras do restaurante mostra Brooks se virando enquanto corre e possivelmente apontando a arma de choque aos policiais em perseguição, e em seguida um deles dispara sua arma de fogo e Brooks cai.

A chefe de polícia de Atlanta, Erika Shields, renunciou devido ao incidente. O policial suspeito de ter matado Brooks foi demitido, e o colega envolvido, também branco, foi afastado.

Enquanto manifestantes iam às ruas da cidade e clamavam para que os policiais do caso Brooks sejam alvo de acusações criminais, a certa altura interrompendo o trânsito em uma rodovia interestadual na noite de sábado, o Restaurante Wendy’s ardia em chamas.

Recompensa

No domingo, a polícia ofereceu uma recompensa de US$ 10 mil e publicou fotos do que parece ser uma mulher branca mascarada que está sendo procurada devido à sua conexão com o caso.

A polícia disse que está procurando os responsáveis pelo incêndio, inclusive uma mulher que estava “tentando ocultar a identidade”.

No sábado, Bottoms disse não acreditar que os disparos foram um uso justificado de força mortal. Até o meio da semana, procuradores decidirão se apresentarão acusações, disse o procurador do condado de Fulton, Paul Howard, no domingo.

+ sobre o tema

E quando é um “playboy” quem desfere a facada?

Um tem 28 anos, é alto, forte, rico, branco...

Quando as crianças iam para a cadeia no Brasil

Em 12 de outubro de 1927, no Palácio do...

Realmente “o racismo é coisa da tua cabeça”

Mais uma da série: ‪#‎nãoexistepreconceitonoBrasil‬ ‪#‎nãomeKhaloMais‬ Eu, no terminal de integração, com...

para lembrar

Nigeriano diz que não volta para África após polêmica sobre racismo

Universitário processa professor por ofensas na Federal do Maranhão. 'Gosto...

Homem denuncia racismo ao ser impedido de entrar em ótica de MS

Polícia Civil investiga veracidade da denúncia e irá intimar...

Polêmico pastor africano está de jejum por 30 dias contra a pobreza e o racismo

Em novembro ele chamou a atenção dizendo que Jesus...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=