Cidade e Racismo: Corpos Negros no carnaval de Salvador

O cordeiro é uma figura fixa e característica do Carnaval de Salvador. Os cordeiros e as cordeiras são responsáveis por desenvolver um trabalho muito específico de segurar e conduzir a corda que separa os foliões que pagam o bloco em volta do trio elétrico daqueles que não pagam, chamados foliões pipoca. Cordeiros e cordeiras formam o limite físico e móvel que separam esses dois públicos ao longo do circuito.

Enviado por Apoena Ferreira via Guest Post para o Portal Geledés 

Ao chegar aos circuitos da folia e olhar furtivamente um grupo de cordeiros na concentração do bloco, a impressão que se tem é que estão colocados improvisadamente num serviço improvisado, onde se amontoam nas ruas de forma também improvisada para sobreviver trabalhando aos sete dias oficiais de festa. Formada unicamente pela população negra, a massa de cordeiros e cordeiras são tudo e nada para essa estrutura de carnaval de Salvador.

Existem trabalhos fixos desenvolvidos exclusivamente para o Carnaval, dos quais devido sua identidade com a festa se pressupõe outro tipo de tratamento. São várias as ocupações fixas que dado o descaso e tamanha indiferença parecem ser improvisadas: as de cordeiros, vendedores ambulantes de bebidas, adereços e guloseimas, os catadores e catadoras de latinha e até mesmo os moto-taxistas e motoristas rodoviários. Apenas parecem improvisadas, mas são esperadas e planejadas para que aconteçam.

Duas situações geradas pela falsa ideia de ocasionalidade dos trabalhos fixos durante o carnaval são devastadoras para a população negra: a primeira é que ajuda a desqualificar os trabalhadores e trabalhadoras ao afasta-las drasticamente de direitos trabalhistas – trabalham a qualquer hora do dia, em condições insalubres – e aproxima-los cada vez mais da ilegalidade, ainda que estejam desenvolvendo trabalhos legais e necessários pra o momento. A segunda é que essa falsa ocasionalidade é institucionalmente produzida. Em diversas situações as instituições vêm reforçando posturas de descaso contra essa população e moldando uma estrutura que perpetua o carnaval de Salvador cada vez mais elitista e segregador. Seja pelos governos ditos de esquerda seja pelas propostas mais neoliberais, Governo do Estado e Prefeitura se dividem para administrar o carnaval negando a existência desses grupos e precarizando ainda mais suas vidas. Se para alguns não cabe ao Estado (nas esferas municipal e estadual) a responsabilidade com esses trabalhadores – uma vez que o serviço prestado é privado – com as demais instituições privadas a irresponsabilidade é igualmente perversa. O circuito de carnaval se constitui mais uma vez palco de resistência para a população negra na cidade que vem sendo gradativamente expulsa.

A produção e reprodução do espaço urbano é sobretudo um reflexo dos anseios daqueles que detém o poder político. A cidade, palco indissociável de produção e reprodução de capital traz os contrastes próprios que essas relações representam. A falsa desordem que assola as grandes cidades é na realidade a mais perfeita ordem que mantem muito bem organizados negros, brancos, pobres, ricos e desafortunados cada qual em seu lugar. Os negros na cidade ocupam as piores profissões, as piores moradias e sobrevivem da maneira que dá. Durante todo o ano são os vendedores ambulantes que ofertam bugingagangas(chinesas) nas passarelas do Lelé por toda a cidade, são aqueles que fixam pontos na frente de colégios, universidades, estações e paradas de ônibus levando lanches e frutas, são também os mesmo que lotam as filas dos ônibus e metrô na volta pra casa, são aqueles e aquelas cujo direito à educação e à saúde são cerceados. Não têm tempo ao direito à cidade tão reivindicado pela classe média e mal conseguem ter direito à sua propriedade… eles e elas são ainda aqueles e aquelas que perdem suas casas construídas nas encostas, logo após o carnaval, porque sempre após o carnaval as águas de março fecham o verão…

É evidente que a cidade se relaciona com esse grupo de maneira hostil. Os cordeiros são grandes conhecedores da cidade, estão sempre nela, dela se alimentam, habitam e em serviços diversos se ocupam para garantir as condições básicas de sua existência durante o ano. Os cordeiros se preparam para o carnaval e a cidade se prepara para os cordeiros. Um conjunto de mecanismos e atividades se aperfeiçoam durante todo o ano para garantir a reprodução da estrutura do carnaval.

A alienação da força de trabalho transforma a força motriz da estrutura do carnaval em mera engrenagem. O trabalho informal, forte característica de Salvador, tornam os trabalhadores sempre disponíveis para empregar sua força de trabalho durante o carnaval, disponíveis a trabalhar a qualquer hora do dia, ganhando qualquer valor, sem o mínimo de cuidado com questões sanitárias e atribuindo à responsabilidade individual as tarefas de segurança com seu próprio corpo, deslocamento, e cuidados com a insalubridade do ofício.

Mas para aqueles que em dias normais não dedicam seu valioso tempo se debruçando sobre questões de sobrevivência desse tipo de população, o que os levaria a pensar sobre a questão justamente para o carnaval? Absolutamente nada. Não se tem a população negra como foco de estudos praticamente nunca. O Urbanismo com sua larga influencia eurocêntrica, assim permanece até os dias atuais. Isso é preocupante justamente porque mais de 80% da população brasileira mora nas cidades (IBGE, 2010) e porque mais da metade (50,7%) da população total se diz negra (IBGE, 2010), ou seja, há muitos negros e negras sobrevivendo de qualquer maneira nos grandes centros urbanos e sobretudo na cidade mais negra do país.

+ sobre o tema

Apuração do Carnaval de SP tem protesto após fala racista de membro da X9

Antes de divulgar as notas dadas pelos jurados para...

Bahia lidera número de crimes contra jovens e negros no Brasil

por Gilvan Reis No estudo do Mapa da Violência 2012, realizado...

Seguranças pegam criança pelo braço e a expulsam de shopping no DF;

Publicitária filmou ação; criança teria mexido em comida de...

A rebelião dos excluídos

Quatro intelectuais discutem a natureza dos rolezinhos, analisam a...

para lembrar

Caso Carrefour: Entidades da sociedade civil cobram resposta do Estado

S. Paulo - Entidades da sociedade civil e...

Voltando a cometer os mesmos erros

É impressionante como podemos ter uma memória tão frágil,...

Movimento denuncia ‘extermínio’ de moradores de rua e cobra ação pública

Policiais e neonazistas seriam os autores dos crimes. Levantamento...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=