Congresso no Maranhão reflete a situação dos negros e c no Brasil

 

Do dia 8 ao dia 11, em São Luís, no estado do Maranhão, se realizou o 6º Congresso das Entidades Negras Católicas (Conenc). O encontro reuniu agentes de Pastoral, religiosos, padres e bispos de várias partes do Brasil e alguns pontos do mundo. Cerca de 150 pessoas participaram.

O Congresso refletiu a caminhada da Pastoral Afro no Brasil com base nos documentos de Medellín de 1968 e de Aparecida, 2007. Durante o encontro trataram da questão da população quilombola e da população afrobrasileira em termos sociais e de evangelização. “Outro ponto que foi argumentado no encontro versa sobre o diálogo com as religiões de matriz africana”, explica o assessor da Pastoral Afrobrasileira da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis.

Ainda segundo o assessor, padre Ari Antônio, o encontro foi enriquecido pelas manifestações culturais da população negra das diferentes regiões do Brasil, sobretudo pelas manifestações do povo maranhense que acolheu os delegados do encontro. Outro destaque foi sobre momento de reflexão teológica conduzida pelo presidente responsável pela Pastoral Afro, dom João Alves dos Santos.

Dom José Maria PiresFicaram estabelecidos, ao final do encontro, em uma mensagem assinada pelos participantes, que alguns pontos seriam trabalhados e abordados de forma mais intensa, como: dar mais visibilidade aos negros e negras dentro da Igreja e na sociedade; superar a discriminação de gêneros e promover o protagonismo das mulheres; incentivar à participação da juventude negra nas atividades da PAB; erradicar o preconceito, o racismo e intolerância na Igreja e na sociedade, entre outros.

Leia a íntegra da mensagem assinada pelos participantes do 6º Conenc e da Carta da Juventude Negra Católica às Pastorais da Juventude do Brasil.

Fonte: CNBB

+ sobre o tema

Primeiras-damas africanas denunciam crimes sexuais

Mulheres de cerca de 20 chefes de Estado...

Iphan lança portal digital de bens culturais imateriais

Um novo portal online, que reúne todos os bens culturais...

O “Diário de um retorno ao país natal” de Aimé Césaire, por Leo Gonçalves

Uma das publicações mais importantes feitas recentemente no Brasil,...

para lembrar

132 anos de abolição: A luta pela nossa liberdade continua…

13 de maio de 2020, hoje faz 132 anos...

Alemães e sul-africanos passam experiências da Copa a Cuiabá

Cuiabá recebe, nesta quinta-feira (23), profissionais diretamente ligados...

Uma carta de Elisa Larkin, esposa de Abdias Nascimento.

COMUNICAÇÃO AOS PRESENTES NA SERRA DE BARRIGA HOJE, DIA...

O Brasil é quilombola! Nenhum quilombo a menos!

Em agosto, o futuro de milhões de quilombolas será...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=