Seminário debate prioridades para mulheres negras no século XXI – São Paulo

O dia 25 de julho é consagrado internacionalmente à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para marcar a data especial, ocorrerá, na cidade brasileira de São Paulo, o II Seminário Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, entre os dias 22 e 23.

Realizado pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria em Parceria da Prefeitura de São Paulo, Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone), organização Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres e Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o evento pauta as prioridades das mulheres negras para o século XXI, a partir de conferências e palestras.

Coordenadora da Cone, Maria Aparecida de Laia considera que ganhar visibilidade é uma das principais questões para as mulheres negras. “Nós temos que ganhar visibilidade em todos os espaços de poder, como mídia, mercado de trabalho, família”, analisa.

Na opinião dela, é a discriminação racial que causa a invisibilização das mulheres negras na sociedade. “Isso gera opressão, porque as mulheres são excluídas, principalmente do mercado de trabalho”, afirma.

O seminário objetiva ainda “trazer a discussão da identidade étnicorracial do ponto de vista da América Latina, debater o trabalho doméstico, políticas públicas, tráfico de mulheres, empreendedorismo para mulheres negras, e papel das mulheres negras jovens, porque essa população cuidará do futuro”, explica a coordenadora.

São esperados cerca de 200 participantes, entre mulheres, militantes de movimentos negros, gestores e funcionários públicos e estudantes.

Na abertura, haverá a conferência “Ressignificação da identidade étnicorracial das afrodescendentes a partir da Diáspora – A Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha: Quais prioridades no século XXI?” com a representante da Rede de Mulheres Afro-latinoamericanas, caribenhas e da Diáspora no Uruguai, Vicenta Camusso Pinto.

Os momentos seguintes contam com a participação de diversos (as) estudiosos (as) e organizações feministas, como Instituto da Mulher Negra, Articulação de Mulheres Negras, ONG Criola, Afro-Negócios Feira Preta, Associação Frida Khalo e Coletivo Jovens Feministas de São Paulo.

Já o encerramento está a cargo de Cristiane Sobral, autora do livro de poemas “Não vou mais lavar os pratos”, que será lançado durante o seminário pela editora Athalaia.

Acesse a programação completa: http://telecentros.sp.gov.br/img/arquivos/prog_sem_mulheres_negras.pdf

Serviço

O II Seminário Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha ocorrerá no Auditório da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, que fica no Pátio do Colégio, 184, Centro. Inscrições e mais informações pelo telefone da Cone (11) 3113-9750.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

A primeira pessoa escolhida para tomar a Coronavac, vacina...

Amar homens e ser feminista, eis a questão

Essa semana o universo e a Deusa combinaram de...

França subvencionará custo total dos abortos a partir de 2013

Paris, 27 set (EFE).- A França subvencionará o custo...

Nota pública: O aborto não deve ser crime!

FRENTE NACIONAL PELO FIM DA CRIMINALIZAÇÃO DAS MULHERES E...

para lembrar

Tese de doutorado de Sueli Carneiro vai virar livro

A tese de doutorado da filósofa e ativista Sueli Carneiro,...

Deixa ela em paz: coletivo sai às ruas para espalhar mensagens contra o machismo

Cartazes foram já foram colados em ruas, muros e...

Deputada é a primeira mulher negra à frente da Cultura na Alerj

A deputada estadual Verônica Lima (PT) é a primeira...

Justiça da Coreia do Sul reconhece direitos de casal gay pela 1ª vez

O Tribunal Superior de Seul concedeu direito a cobertura...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=