Ilê Aiyê e Criolo: Que Bloco é Esse? o primeiro videoclipe de um bloco afro da Bahia

por Lívia Rangel

O Ilê Aiyê faz história mais uma vez. Depois de revolucionar o Carnaval baiano ‘invadindo’ a avenida com um bloco composto por 100 integrantes – todos negros -, na década de 70, e após criar o concurso da Beleza Negra, que valoriza a auto-estima da juventude afrodescendente no Estado, o grupo acaba de lançar, por meio do projeto Que Bloco é Esse? da Petrobras, o primeiro videoclipe de um bloco afro da Bahia.

A música ‘Que Bloco é Esse?’, famosa também na voz de bandas como O Rappa, ganha uma nova roupagem com a inclusão de versos do paulista Criolo, eleito pela revista Rolling Stone como autor do Melhor Álbum de 2011.

Parceria inédita

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Criolo falou sobre a composição e sua participação na música, que ele começou a escrever ainda no avião, dez minutos antes de aterrissar na Bahia, e terminou no hotel em Salvador.

Com seu produtor musical Daniel Ganjaman e os músicos baianos, o paulista entrou no estúdio Ilha dos Sapos de Carlinhos Brown, no Candeal, no dia seguinte. E só precisaram de mais dois dias para produzir o clipe, rodado nas ruas do bairro da Liberdade, sede do Ilê, e no terreiro de Mãe Hilda.

“Imaginei criar (para a letra) uma situação que antecedesse a canção deles, falando sobre o que fazem, relembrando as origens”, conta. “É como chegar a um lugar pedindo licença. Como seu fosse um erê (criança) que veio aqui (na BA) aprender.”

O vídeo

Lançado oficialmente, neste sábado(28), na Noite da Beleza Negra, com direito a participação especial de Criolo, Dão e Arlindo Cruz, na Senzala do Barro Preto – o clipe, é uma ode ao Ilê Aiyê, exaltando a Liberdade – bairro com a maior população negra do Brasil – e mostrando um cotidiano valorizado pela simplicidade, auto-estima e respeito. ‘Que Bloco é Esse’ é dirigido pelo baiano Ricardo Spencer, que assina boa parte da obra audiovisual de Pitty (DVD Chiaroscope, Me Adora, Memórias).

Ilê Aiyê

Criado em 1974, a riqueza sonora e plástica do bloco Ilê Aiyê é atração no Carnaval de Salvador. Hoje em dia, mais de 3 mil pessoas estão associados ao Ilê, trabalhando ativamente na manutenção desta tradição carnavalesca, que muito contribuiu em resgatar a história do negro no Brasil. Assim. um pouco da história africanizada, ou se preferir, da historia abrasileirada do negro no país, se tornou parte do patrimônio artístico cultural da Bahia, cujas tradições culminam todo ano no mais espetacular de todas as festas populares do planeta, o Carnaval.

Projeto Que Bloco é Esse

A iniciativa da Petrobras conta com encontros entre outros blocos afro e artistas consagrados da música brasileira. Além da gravação do clipe do Ilê, o bloco Muzenza também recebeu a banda Nação Zumbi no ensaio do dia 20 de janeiro; o Male Debalê tocou com o rapper Emicida no dia 22; e o Cortejo Afro recebe Preta Gil no próximo dia 30. Os vídeos com desses encontros musicais poderão ser vistos a partir de fevereiro, assim como os mini-documentários, que também serão produzidos sobre a história desses blocos. O projeto engloba ainda a cobertura dos desfiles no Carnaval de Salvador e envolverá também os blocos Okanbi, Os Negões, Bankoma e Olodum.

Confira o clipe ‘Que Bloco é Esse?’ – Ilê Aiyê e Criolo:

 

Fonte: Correio 24H

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

Beyoncé tem clipe de ‘Formation’ eleito o melhor de todos os tempos

O clipe da música "Formation" de Beyoncé, 39, foi eleito...

No aniversário de 39 anos de Beyoncé, relembre 5 vezes em que a cantora revolucionou a indústria musical

Beyoncé Giselle Knowles-Carter, ou simplesmente Beyoncé, completa 39 anos nesta sexta-feira,...

Pixinguinha, o samba e a construção do Brasil moderno

A inserção do Brasil no chamado “mundo moderno” foi...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=