Movimentos sociais protestam em SP contra violência policial no Brasil

 

Movimentos sociais se reuniram na terça-feira, em frente ao Tribunal de Justiça (TJ), no centro de São Paulo, para denunciar o que consideram parcialidades em ações da Justiça, além de protestar contra a violência policial no campo e na cidade.

Os ativistas lembraram os dezenove trabalhadores rurais sem-terra que foram assassinados, há 16 anos, pela polícia militar em Eldorado dos Carajás, no Pará.

Também do trabalhador Ivo Teles dos Santos, de 69 anos, espancado por policiais durante a desocupação do Pinheirinho, em janeiro, na cidade de São José dos Campos-SP e que morreu na semana passada.

Segundo o coordenador geral da ocupação, Valdir Martins, a morte de Ivo foi consequência do traumatismo craniano causado pela violência praticada pela polícia.

A coordenadora do Observatório das Violências Policiais, Ângela Mendes de Almeida, avalia que os desmandos do Judiário e a violência policial contra os movimentos sociais são consequências da impunidade dos torturadores da ditadura militar. “É uma série de episódios repressivos do governo Alckmin, com a tolerância do governo federal”, disse.

— A justiça e o Estado estão do lado dos ricos, dos que têm poder econômico, daqueles que sempre mandaram. Por isso essa desigualdade no país, completou a militante da Articulação Mulher e Mídia, Terezinha Vicente.

O jornalista e ativista Hugo Fanton destaca a unidade de luta dos movimentos sociais contra o aparato policial no estado. “Esse ato é uma voz de indignação e unificação de movimentos e sindicatos que enfrentam uma mesma política repressora do governo estadual de São Paulo, seja pelo aparato judicial ou policial”, afirmou.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Há uma semana: A morte pelo vírus e a morte pelo verme

Nesta pandemia de coronavírus, as coisas mudam tão rápido...

Pesquisadores criam IA capaz de identificar sinais de racismo

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, desenvolveram...

É Bem Mato Grosso deste sábado (21), abraça a luta contra a ‘Discrimanação Racial’!

Convidamos você a participar conosco desse programa especial! Confira...

Cota para negros em pauta no STF

    - A constitucionalidade ou não do...

para lembrar

Caso João Alberto: o que se sabe e o que falta saber após 5 meses de investigação

A morte de João Alberto Silveira Freitas, cidadão negro...

“Somos jovens, negros, favelados–Queremos viver!”

Juventude Protesta e Pensa Soluções para Violência Policial nas...

Quanto mais negro, mais alvo!

Em verso genial do poema “rondó da ronda noturna”,...

Juventude negra no Brasil: tragédia anunciada

Metade das vítimas de homicídios no Brasil tem entre...
spot_imgspot_img

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...

Funcionária de academia será indenizada por racismo: “cabelo de defunto”

Uma funcionária de uma academia em Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata, será indenizada em R$ 15 mil por sofrer racismo. De...
-+=