Sons africanos em Montreux interpretados por Gilberto Gil

Gilberto Gil interpretou no Festival de Jazz de Montreux, alegres músicas de inspiração africana, apesar das suas alusões à pobreza, à escravidão e a uma dolorosa reconciliação, informou a Reuters.

O espectáculo, denominado “Viramundo”, contou com a participação dos sul-africanos Vusi Mahlasela (guitarra) e Paul Hanmer (piano) e funcionou como uma espécie de preparação para um documentário, ainda inédito, sobre o cantor e compositor baiano.
As quase duas horas de actuação no Auditório Miles Davis, em Lausanne, tiveram também a participação da orquestra suíça Lausanne Sinfonietta e dos músicos brasileiros Gustavo Di Dalva e Sérgio Chiavazzoli.

“Somos africanos no Brasil, especialmente quando se trata da música. Já somos muitos africanos no Brasil”, disse Gilberto Gil à Reuters, horas antes do concerto, no chalé do fundador do festival, Claude Nobs.

“O que cantamos no Brasil, particularmente os temas das músicas, tem muito em comum com o quotidiano e o pensamento africano, como a situação do apartheid, da fome, da pobreza, da submissão, da humilhação e da exploração. Os escravos negros no Brasil passaram a mesma coisa por que as tribos tiveram de passar quando trabalhavam nas minas de ouro da África do Sul”, explicou.
Com temas como “Ba Kae”, “Lamento Sertanejo” e “Raça Humana”, Gilberto Gil e Vusi Mahlasela fizeram o espectáculo de abertura da noite, antes da cantora norte-americana Melody Gardot. Essa foi a décima participação de Gilberto Gil no Festival de Montreux, um dos mais prestigiados do mundo.

Desta vez, ele chegou mais cedo à Suíça, e no fim-de-semana passado foi a um estúdio local gravar dez músicas para a banda sonora do documentário “Viramundo – Uma Viagem com Gilberto Gil”.

Viramundo – listen to the songs from Emmanuel Getaz on Vimeo.

Fonte: Jornal de Angola

+ sobre o tema

Xênia França participará do show do cantor britânico Seal no Rock in Rio 2019

Seal vai se apresentar no palco Sunset, no dia...

Ruth de Souza

Ruth Pinto de Souza (Rio de Janeiro RJ 1930)....

para lembrar

Celebra a Nigéria 50 aniversário de sua independência

Abuja, 1 out (Prensa Latina) Nigéria celebra hoje...

escravidão: essa vergonha é nossa

Por alex castro a escravidão africana nas américas foi talvez...

Júlio Silva prepara sua aposentadoria jogando torneio de veteranos

Júlio Silva, tenista que está no circuito profissional...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=