Fundação Palmares realiza mostra com peças de 19 países africanos

A arte e a cultura de 19 países do continente africano entrou em exposição em Brasília nesta segunda (27) até 6 de setembro, no Salão Negro do Ministério da Justiça. A exposição Arte e Cultura Africana é realizada pela Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (FCP/MinC), e integra as ações de aniversário da fundação, que comemorou 24 anos no último dia 22.

São móveis, quadros, esculturas e artefatos, dentre as 130 peças que retratam os costumes dos povos africanos. “A heterogeneidade das práticas culturais existentes em solo africano é marcante e, talvez, a principal contribuição ofertada pelos seus habitantes à humanidade”, declara o curador da exposição, Carlos Eduardo Trindade.

Os objetos expostos fazem parte do acervo das embaixadas de África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Burkina Faso, Botsuana, Cabo Verde, Cameroun, Etiópia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mauritânia, Marrocos, Moçambique, Nigéria, Sudão, Zâmbia e Zimbábue.

“A exposição fará com que a distância física imposta pelo Atlântico seja superada, aproximando assim as identidades que valorizam as culturas brasileira e africana”, afirma o presidente da F CP, Eloi Ferreira de Araujo, que garante: “Com certeza, os visitantes vão ficar maravilhados”.

Matérias primas e obras

O ouro, o bronze e o marfim são utilizados como matérias primas para a criação das esculturas, que assim como as pinturas, trazem a caracterização da figura do homem, mostrando preocupação com os valores morais e religiosos.

Já as máscaras constituem uma síntese dos vários elementos simbólicos e são confeccionadas em barro, marfim, metais e madeira – um dos mais utilizados. Elas são as peças mais conhecidas da plástica africana.

Para o curador Carlos Eduardo Trindade a mostra levará o público a um passeio panorâmico sobre as bases constitutivas da vida comunitária, do trabalho, do lazer, das relações familiares, da religiosidade e do cotidiano dos vários povos que formam a África.

A exposição Arte e Cultura Africana foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da FCP e faz parte da preparação da fundação para a Década dos Povos Afrodescendentes, que terá início em dezembro deste ano, conforme Resolução Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço

Exposição Arte e Cultura Africana
Quando: de 27 de agosto a 6 de setembro de 2012
Onde: Salão Negro do Ministério da Justiça – Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício Sede – Brasília Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h – Entrada franca

 

 

Fonte: Aquiacontece 

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

Toni Garrido retorna ao Cidade Negra

Na música pop, a verdade é efêmera. Após...

Stevie Wonder Tribute 05/05

1950, Saginaw, Michigan, Nasce prematuramente Stevland Hardaway Judkins....

Documentário resgata rebeldia de Itamar Assumpção

São Paulo – Mistura rara a do músico...
spot_imgspot_img

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Exposição revisita mostra A Mão Afro Brasileira, em São Paulo

Há 35 anos, o artista e museólogo Emanoel Araújo (1940-2022) fez a curadoria da icônica exposição A Mão Afro-Brasileira, para marcar o centenário da...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=